Fundo
Sábado, 12 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/04/2025

5º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Ez 37,21-28 Salmo: (Sl)Jr 31,10d - E o guardará como um pastor a seu rebanho.
evangelho
Vós nada sabeis nem considerais que vos convém que um só homem morra pelo povo e que não venha a perecer toda a nação. - Jo 11,45-56

Então muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria e viram o que ele fizera creram nele. Alguns dentre eles, no entanto, foram até os fariseus e contaram-lhes o que Jesus fizera. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram um conselho e diziam: “Que faremos? Este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos e destruirão nosso Lugar e a nação”. Ora, um dentre eles, Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano, disse-lhes: “Vós nada sabeis nem considerais que vos convém que um só homem morra pelo povo e que não venha a perecer toda a nação”. Ele disse essas coisas não por si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote daquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para que os filhos de Deus dispersos se reunissem na unidade. Então, a partir daquele dia, decidiram matá-lo. Por isso, Jesus já não mais circulava abertamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a região próxima ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, e ali permaneceu com os discípulos. Estava próxima a Páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram para Jerusalém antes da Páscoa para se purificar. Buscavam, então, Jesus e diziam uns aos outros os que estavam no Templo: “Que vos parece? Que virá ou não para a festa?”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
De coração aberto coloquemo-nos na presença de Deus trindade para que o Evangelho que vamos meditar seja vida e salvação.
No relato de hoje encontramos Jesus que continua fazendo o bem e anunciando o Reino de Deus por meio de palavras e sinais e, nisso, muitos creem nele. Menos os mestres da Lei e os fariseus que, descontentes com a fé do povo em Jesus, decidem matá-lo.



Antífona do dia: “Senhor, não afasteis de mim o vosso auxílio; olhai para mim em minha defesa, pois sou um verme e não um homem, vergonha dos homens e desprezo do povo. “

Leitura (Verdade)

Quem aprende a olhar com os olhos da fé, percebe o bem que está presente, e muda seus pensamentos e suas atitudes.
Evangelho: Jo 11,45-56 “Então muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria e viram o que ele fizera creram nele. Alguns dentre eles, no entanto, foram até os fariseus e contaram-lhes o que Jesus fizera. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram um conselho e diziam: “Que faremos? Este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos e destruirão nosso Lugar e a nação”. Ora, um dentre eles, Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano, disse-lhes: “Vós nada sabeis nem considerais que vos convém que um só homem morra pelo povo e que não venha a perecer toda a nação”. Ele disse essas coisas não por si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote daquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para que os filhos de Deus dispersos se reunissem na unidade. Então, a partir daquele dia, decidiram matá-lo. Por isso, Jesus já não mais circulava abertamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a região próxima ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, e ali permaneceu com os discípulos. Estava próxima a Páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram para Jerusalém antes da Páscoa para se purificar. Buscavam, então, Jesus e diziam uns aos outros os que estavam no Templo: “Que vos parece? Que virá ou não para a festa?”

“O sinédrio de Jerusalém é o governo israelita, no qual se tomam decisões de interesse público. Os líderes, assombrados com o poder de Jesus de trazer Lázaro de volta à vida, sabem que a multidão quer fazê-lo rei, num ato subversivo, porque Herodes é o rei figurativo empossado pelos romanos para disfarçar o real domínio deles sobre a Palestina. Então perguntam-se: “O que faremos?”. É necessário esclarecer que a decisão do sinédrio de sacrificar um coirmão judeu e salvar todo o povo de um massacre romano talvez tenha sido, politicamente, a mais sensata, talvez até dolorida. Jesus, ante o clima tenso, afastou-se por uns dias, mas, na festa da Páscoa, munido de paz e coragem, voltou para tomar a ceia pascal com seus discípulos.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ainda que para crer em Jesus precisamos da graça divina, acreditar na pessoa de Jesus será sempre uma opção pessoal e livre. Diante deste evangelho ninguém pode ficar inerte. Ou acolhemos Jesus de coração e nos salvamos ou desprezamos seus ensinamentos, sua proposta de amor e nos condenamos. Diante disto, cabe a pergunta que o Senhor dirige a cada um de nós hoje: Como se encontra seu coração? Quer ouvir Jesus e crer nele?
Você está comprometido com o Evangelho em meio a sociedade de hoje?
É capaz de animar as pessoas a seguir Jesus Cristo, ou espalha tristeza, desanimo e sofrimento?

Oração (Vida)

Na oração de hoje apresente a Jesus as pessoas doentes, as que não creem, de sua família ou próximas de você....
Reze pelos cristãos perseguidos, injustiçados, pelos que lutam pela fé cristã e pelos valores do Evangelho de Jesus Cristo ..,,,

Senhor, que vos doastes totalmente por amor, ajudai-me a viver o amor e doar-me ao outro sem reservas. Nesta Semana Santa que está para iniciar que eu me torne solidário/a e comprometido/a com o sofrimento de tantos irmãos/as que me cercam ou das quais tenho conhecimento de sua dor. Que as pessoas possam sentir em mim uma centelha de vosso amor e de vossa compaixão pelo ser humano.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando esse diálogo dos judeus com o povo, a respeito de Jesus que atitude você se propõe viver com mais propósito?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Estamos na iminência da Semana Santa. A jornada de Jesus vai chegando ao fim. Ele é avisado de que seu amigo Lázaro está muito mal. Ao contrário de outras ocasiões, Jesus faz questão de atrasar sua ida. Mais que uma cura, Jesus quer manifestar a glória de Deus ressuscitando Lázaro, ápice de sua revelação. Agora não poderá haver dúvidas de que ele é o enviado de Deus. Nem as irmãs nem os discípulos compreendem o que irá acontecer. Afinal, como se alegrar com a morte do amigo? Se curou tantos, por que não o fez com Lázaro? No diálogo com Marta, surge uma profissão de fé não só na ressurreição, mas em seu reconhecimento a Cristo como Filho de Deus. Jesus vai ao sepulcro comovido. Pelo poder da Palavra chama Lázaro à vida. Muitos creem nele. Outros murmuram. O fato desestabiliza e ameaça as autoridades judaicas. Não há mais do que duvidar. Suas obras atestam que ele é o Messias. A incredulidade e a inveja do Sinédrio não permitem acolhê-lo, mas matá-lo. A última semana será decisiva. Ao final, revelará plenamente o Cristo que passou pela cruz e venceu a morte.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.