Fundo
Terça-feira, 27 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/03/2022

1ª Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Is 55,10-11 Salmo: Sl 34(33) - O Senhor salva-os de todos os perigos.
evangelho
Vosso Pai sabe do que precisais - Mt 6,7-15

“Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.


Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos convida a orar com sinceridade, a compreender que orar é abrir o coração e entrelaçar nossa vida com a de Deus. No Pai-nosso Jesus nos mostra sua intimidade com o Pai.

Evangelho: Mt 6,7-15 “Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.”

“Que coisa maravilhosa é a oração! Ela nos põe em comunicação com Deus. Os discípulos aprendem com Jesus a rezar: com sentimento, amor e obediência de filho. O Pai-Nosso é mais do que uma oração a ser recitada de cor. É o jeito como os discípulos de Jesus oram, como verdadeiros filhos e irmãos, comprometidos com a santificação do seu Nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua Vontade. A ele, nós pedimos o alimento de cada dia, o perdão dos nossos pecados, a vitória nas tentações e a libertação do mal. A perfeição da oração se mostra também na forma de sete pedidos: três voltados para a glória de Deus e quatro para nossas necessidades humanas.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A oração do pai-nosso nos coloca no colo de Deus e nos empurra ao encontro dos irmãos. Essa oração nos convida a superar o fechamento do “eu” e nos compromete com a comunidade dos filhos de Deus. O termo "nosso" é plural, ninguém fica excluído na oração de Jesus.
Mais que uma oração Jesus nos ensina um jeito novo de dirigir-nos a Deus. Não nos preocupemos tanto com as palavras...pois importa dirigir-se ao Pai e pronunciar cada um dos sete pedidos com o mesmo espírito de Jesus.
Como eu rezo esta oração, cuja autoria é de Jesus? Rezo com o coração ou de forma mecânica, fria?

Oração (Vida)

Na oração do Pai-nosso encontramos os grandes temas da Sagrada Escritura: o nome santo de Deus, o Reino, a vontade do Pai, o pão de cada dia, o perdão, a luta contra as tentações e a proteção do mal para não nos desviarmos do caminho assinalado por Jesus, o Filho.
Com Jesus - e nele - rezemos o Pai-nosso para crescer na fé e na confiança em Deus.
Oração: Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Em qual dos sete pedidos do pai-nosso quero me deter, hoje, para que a oração de Jesus se torne vida em mim?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Orar é sintonizar com Deus; mais do que pedir benesses pessoais, é pôr-se à disposição dele. Quando se diz “Pai”, mas não se vive como filho de Deus, já se diz uma mentira. Quando se diz “Nosso”, mas não se vive como irmão, outra mentira. O Pai-Nosso tem três olhares para Deus (santificação do nome, vinda do Reino, realização de sua vontade) e três olhares para a comunidade (pão diário, perdão e livrar da tentação). Santificar o nome de Deus é compromisso de quem reza por meio de seu testemunho. A vinda do Reino requer compromisso com a justiça. A realização da vontade de Deus, mais uma vez, envolve a vida do rezador. Logo, fazer súplicas, mais do que pedir coisas, é se colocar à disposição de Deus. Caso contrário, mais uma mentira. O pão para todos, o perdão e a superação da tentação são três maneiras de o discípulo se envolver com a comunidade. Rezar muitos Pais-Nossos, mas não lutar pelo pão, pelo perdão e pela superação do mal, eis outra mentira. Mais do que rezar muitos Pais-Nossos, é conveniente refletir por um longo tempo, uma única vez, no sentido íntimo da oração ensinada por Jesus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.