Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 17 de setembro
A visita da Mãe de Jesus
A visita da Mãe de Jesus
Raffaello Sanzio

A agitação do pequeno João no ventre de Isabel é o resultado de uma presença: a de Jesus, que Maria já estava esperando. Sempre se viu neste encontro das mães e na reação sentida por Isabel a santificação de João Batista, ou seja, a comunicação, ao precursor, da graça de Cristo. Em favor dessa tradição temos as palavras que o anjo dirigiu a Zacarias, quando anunciou seu nascimento: "Desde o ventre da mãe, ficará cheio do Espírito Santo".  Esse encontro serviu também para destacar a missão de Maria: levar Jesus e, com ele, a graça; provocar a ação do Espírito Santo; fazer com que se realizem os planos de Deus.

Os comportamentos revelam a intimidade de seus autores. É o caso da pressa de Maria, quando partiu em direção da casa de Isabel. Mais tarde, por causa de Jesus, fez outras viagens. Hoje percorre casas, ruas, cidades e países. Faz isso através de imagens que a representam. "Uma coisa é uma imagem e outra coisa é a pessoa de Maria... Imagens são sinais a me lembrar onde Deus agiu! Por onde alguém seguiu! Imagens são apenas o que são: sinais...". 

Seria interessante um estudo sobre o resultado da visita sistemática das Capelinhas de Nossa Senhora aos lares, Brasil afora. Para muitos, é a ocasião para uma oração em família, um encontro com vizinhos ou uma pausa para a leitura da Palavra de Deus em comunidade. Todos consideram uma graça receber, na própria casa, a visita da Mãe de Jesus. Pelos efeitos da visita, pelas conversões que ocorrem, pelas curas que acontecem descobre-se que onde há corações que, como Isabel, acolhem Maria, abre-se o campo à ação do Espírito Santo.

Há, também, outras partidas apressadas: a dos peregrinos que, anualmente, se dirigem aos santuários marianos. São milhões! Vão individualmente ou em grupos. "Procuram o encontro com a Mãe do Senhor, com aquela que é feliz porque acreditou, que é a primeira entre os que acreditaram e, por isso, se tornou a Mãe do Emanuel". Esses santuários são lugares de atração, sim, mas também de irradiação. Também eles teriam muitas e belas histórias para contar. Nos santuários o povo busca encontrar-se com a Mãe de Jesus e, assim, consolidar a própria fé.  O encontro com a Mãe é o passo para o encontro mais importante: com seu Filho, no sacramento da penitência e da eucaristia.

Se você nunca participou de uma peregrinação a um santuário mariano, suspenda qualquer julgamento. Se já participou, sabe muito bem qual a frase que mais se ouve no final de uma delas: "No ano que vem, eu voltarei!"

ORAÇÃO:
Mãe de Jesus e minha Mãe! Um dia visitaste tua prima Isabel. Vem hoje à nossa casa. Nós te cumprimentamos e saudamos com alegria. Permanece conosco e abençoa nosso lar, nossos vizinhos, todos os que te recebem e, especialmente, aqueles que ainda não te conhecem. Que esta tua visita nos transforme. Ajuda-nos a conhecer, amar e imitar teu Filho Jesus. Intercede por nós para sermos fiéis à vocação que Deus nos deu. Os que forem chamados ao sacerdócio e à vida religiosa, sejam disponíveis e generosos. Em nosso lar e em nosso coração saibamos acolher os pobres e os necessitados. Amém.

Reflexão e oração do livro: 'Um mês com Maria", Paulinas Editora.