Fundo
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 27 de setembro
Deus coroou Maria, nós a aclamamos nossa Mãe e Rainha
Deus coroou Maria, nós a aclamamos nossa Mãe e Rainha
Angelico San Marco

Nos mais belos contos, a figura da rainha é resplandecente e cheia de adornos, com tantas rendas, pedras preciosas, enfeites e cores. Por essa razão, os pintores que representam a figura da coroação de Maria pela Trindade nos céus procuram mostrar a beleza da cena, com flores, anjos, santos e todo requinte de beleza. Maria é mesmo rainha, a rainha de todo o universo, pois é a mãe do rei dos reis. São imagens inestimáveis da religiosidade cristã, para projetar uma ideia da grandeza de Maria diante de Deus, da Igreja e de toda a humanidade. As imagens da coroação de Maria são metáforas para manifestar a imensidão de seu mistério. A coroação de Maria é de uma grandeza diferente, muito mística e espiritual.

Maria resplandece pela sua conceição imaculada, pela plenitude de graça com que é adornada, pelo privilégio de ser mãe de Deus, pela participação no martírio de seu Filho e pela sua fé humilde e profunda. Por essas condições excepcionais, Maria é consagrada como rainha dos apóstolos, dos povos e do universo. Até onde se estender o reino de Deus, estende-se o manto protetor de Maria rainha.

A glória de Maria deve exaltar o próprio Deus, que fez, de uma simples criatura, a mãe gloriosa de Jesus Cristo. A realeza de Maria é perpassada por sua terna humildade; por isso, ela é uma rainha bondosa e maternal.

Retirado do livro: 'Nos passos de Maria", Paulinas Editora.