O culto da bem-aventurada Virgem Maria tem sua razão de ser na vontade de Deus que, na sua liberdade e no seu amor, realiza todas as coisas, segundo seu plano salvífico. Ele a amou e fez por ela grandes coisas (cf. Lc 1,49). Amou-a por causa de Si Mesmo e por causa de nós. Ele a deu a si mesmo e também a deu a nós (Marialis Cultus, 56).
Conclui-se que o culto à Virgem Maria é integrante da vida cristã. Por isso, está presente na Liturgia e acompanha a Igreja desde sempre, como confirmam as Escrituras e a Tradição viva. Ao contrário, as expressões de devoção mariana, embora também sejam decorrentes da veneração à Mãe de Deus e devam ser orientadas para a Liturgia, nascem da necessidade ou do gosto pessoal ou comunitário, em determinado tempo, e podem ser acrescidas ou substituídas por outras. Eventualmente, devem ser renovadas e purificadas para estarem mais de acordo com a fundamentação bíblica do culto e tenham mais conteúdo cristológico e eclesiológico.
ORAÇÃO:
Ó Virgem Maria, nós vos veneramos porque vós sois a Mãe de Deus e nossa.
Sois santa e imaculada, consagrada a Cristo, vosso Filho, e unida ao Espírito Santo.
Ó Mãe da Igreja, dai-nos amar a família dos filhos de Deus e dos irmãos de Jesus.
Nós vos pedimos por todos os fiéis que participam de nossas paróquias e comunidades e os demais, espalhados pelo mundo inteiro.
Pedimo-vos pelos fiéis leigos, para que vivam os sacramentos do Batismo e da Crisma e da Eucaristia pelo testemunho da fé, do amor e da esperança.
Pelos fiéis casados, para que expressem pelo sacramento do Matrimônio seu amor conjugal e sejam responsáveis na construção da própria família.
Pedimo-vos pelo Papa, para que seja reconhecido e amado como Sucessor de Pedro e Vigário de vosso Filho.
Pelos Bispos, para que sejam acolhidos e respeitados como Sucessores dos Apóstolos.
Pelos sacerdotes, para que vivam como ministros do vosso Filho, Mestre e Sacerdote.
Pelos diáconos, para que sejam servidores disponíveis do Povo de Deus.
Pedimo-vos pelos religiosos e religiosas, para que expressem sua consagração a Deus no mundo, pela vivência dos conselhos evangélicos e dos diferentes carismas de suas Ordens, Congregações ou Institutos.
Ó Maria, abençoai e defendei a Igreja do vosso Filho na variedade de seus dons, serviços e ministérios! Amém.