Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 31 de março
Maria e o Espírito Santo
Maria e o Espírito Santo
Fra Filippo Lippi

Com Maria, contemplamos o mistério do Espírito Santo no mundo, pois foi a única que mereceu o título de mãe e esposa de Deus. Ela é mãe de Deus, porque é a esposa mística do Espírito Santo, pois, por sua mediação, a graça divina povoou a face da terra.

Foi o Espírito divino que preparou a vida de Maria para ser o tabernáculo vivo do Filho de Deus, o sacrário mais sagrado do mundo. Pelo Espírito, Maria se tornou a arca preciosa da aliança. Ao receber a saudação do anjo Gabriel na anunciação, o Espírito Santo penetrou em sua vida para sempre.

Maria nos mostrou, com sua vida, que todos os que se deixam guiar pelo Espírito tornam-se filhos de Deus, pois o Espírito é a força que une a divindade e a humanidade em Jesus Cristo. Aberta desde o princípio pela ação do Espírito Santo, Maria viveu com solicitude os apelos divinos em sua vida. Tudo o que era obscuro, do ponto de vista meramente humano, ilumina-se com a luz divina do Espírito. Por sua fidelíssima correspondência à graça divina, cada dia prosperou na intimidade divina.

Por isso, Maria é o modelo mais perfeito e o guia mais seguro para os cristãos que aspiram viver em comunhão plena com Deus. Maria vive só de Deus; Maria vive só para Deus; Maria vive em Deus. Todo cristão deve abrir-se à vontade de Deus, para que o Espírito Santo governe sua inteligência, seu coração e sua vontade; para que suas ações reflitam o grande amor de Deus pela humanidade.

Retirado do livro: 'Nos passos de Maria", Paulinas Editora.