Fundo
Sábado, 05 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 05 de outubro
Maria expressa a solidariedade na dor
Maria expressa a solidariedade na dor
Simone Martini

Maria torna-se a força e o modelo das almas mais profundas, das criaturas escolhidas por Deus para viver o abismo das noites escuras, das noites intermináveis da tristeza e do abandono, para servir como caminho de luz e de esperança para os desamparados. Maria expressa a solidariedade na dor e a vontade de lutar para vencer as agruras da vida.

A grandeza de Maria se encontra na nobreza de tantos cristãos que não se deixam vencer pelas provocações e pela sede de vingança que povoa os espíritos mesquinhos. Sua força espiritual e sua confiança na presença divina permitiam que todos os acontecimentos se tornassem caminhos para encontrar-se com a graça divina. Pela capacidade de perdoar, pelo dom de lutar e conquistar sua dignidade, pela capacidade de superar os momentos tristes, a graça divina se revelava como um dom gratuito ao mundo.

Após cada momento de martírio de sua vida, após o desterro em terras longínquas e mesmo após as dores da cruz, Maria mostrava sempre ao mundo o Filho de Deus, o fruto abençoado de seu ventre, para que a esperança nunca morresse, mas que após as tempestades viesse sempre a bonança. Por sua comunhão com Deus, revelado em seu Filho e Filho de Deus, Maria está associada à obra da redenção divina. Com Maria, nossos vales de lágrimas, que por vezes naufragam nossos momentos mais difíceis da vida, tornam-se caminhos de encontro. Pelas lágrimas encontramos nossos amigos, nossos irmãos e a força solidária das pessoas queridas. Maria nos ensina que o vale de lágrimas é uma correnteza que nos leva na direção dos que sofrem e, por meio deles, tocamos o coração de Deus.

Caminhando nos caminhos de Jesus, nas suas alegrias e nas suas tristezas, descobrimos a presença de Maria, a mãe da solidariedade, e aprendemos que nosso dever cristão é estar ao lado dos que choram, participar das lutas dos povos massacrados, pela raça ou pela condição social. Maria nos ensina a partilhar das dores dos que choram nos velórios silenciosos, nos asilos abandonados, nas filas de espera dos hospitais públicos e nas portas das agências dos desempregados. Maria nos ensina a consolar as vidas doloridas, não apenas vivendo seus vales de lágrimas, mas comungando seus ideais e suas lutas. Maria vive gloriosa entre os anjos e os santos, coroada por Deus, mas vive conosco em nosso vale de lágrimas, para transformar todas as lágrimas em força para a luta e em sonho de felicidade.

Retirado do livro: 'Nos passos de Maria", Paulinas Editora.