Santo do dia 08 de novembro
Bem-aventurada Isabel da Trindade
Religiosa carmelita (1880-1906)
Uma outra flor do Carmelo. Como a coirmã Teresa de Lisieux, também Isabel Catez, nascida em Avor, na França, atingiu os píncaros da santidade no breve arco de 26 anos. Passou a infância em Dijon, para onde o pai, militar, havia transferido a família.
Isabel era viva, irrequieta, mas generosa. Aos 7 anos ficou órfã de pai e foi para ela a perda de um guia. Depois das primeiras dispersões, diplomou-se no conservatório e deu concertos de piano com certo sucesso. Jovem admirada e pedida em casamento pelos rapazes da aristocracia local, Isabel sentiu o forte apelo do Carmelo, mas quando apresentou à mãe a intenção de ingressar em um convento, recebeu uma clara recusa.
“Tantos sacrifícios”, disse-lhe a mãe, “para te assegurar uma boa posição na vida, e tu jogas tudo fora.” Isabel, para agradar à mãe, frequentou a sociedade, continuou a dar concertos, mas em seu coração tinha-se devotado toda a Deus, à espera de se poder consagrar inteiramente a ele quando atingisse a maioridade.
Aos 21 anos ingressou de fato no Carmelo de Dijon, assumindo o nome de Isabel da Trindade. E, como a célebre coirmã Teresa, secundou com alegre abandono as extraordinárias graças de que foi cumulada, percorrendo o calvário dos sofrimentos físicos e morais sem um lamento, oferecendo-se como vítima de expiação e de amor. Foi beatificada em 1984.
Veja mais Santos para o dia 08 de novembro
-
São Godofredo
Os pais de Godofredo rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. Até que, em 1066, ele nasceu no castelo da família em Soissons, onde foi batizado com um nome que já apontava a direção que seg...
-
Santo Adeodato Deusdedit
Romano de nascimento, papa desde 615, foi para Roma um bom pastor e também o guia civil, o juiz e o mantenedor da ordem. Hábil mediador, defendeu a sé apostólica das pretensões de Constantinopla e das...