Fundo
Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Santo do dia 18 de janeiro
Santa Prisca (ou Priscila)
Mártir (século I)
Santa Prisca (ou Priscila)
Rebeca Venturini/FC

Os dados relativos a essa santa - que, segundo a lenda, teria recebido, aos 13 anos, o batismo das mãos do próprio são Pedro – não são historicamente fidedignos. Eis por que, após a nova reforma do calendário litúrgico, seu culto ficou restrito à basílica sobre o Aventino, que leva seu nome. Aliás, uma igreja repleta de significado para os que apreciam deter-se nas penumbras de corredores antigos, que a devoção secular torna ainda mais evolutivos.

Embora as Atas de santa Prisca situem o martírio no século III, na época do imperador Cláudio II, muitos preferem dar mais crédito a tradição (embora de cunho lendário). Segundo esta, santa Prisca teria sido a primeira mulher a testemunhar com o martírio a própria fé em Cristo.

A protomártir romana teria sido decapitada por volta da primeira metade do século I, durante a perseguição desencadeada por Cláudio contra os cristãos. Seus restos mortais teriam sido enterrados nas catacumbas de Priscila. De qualquer modo, a basílica de Santa Prisca, honrada com o título cardinalício, vem mencionada no sínodo romano de 499, atestando, dessa forma, que, desde os primeiros tempos do cristianismo, se recolhia essa devoção como humildes primícias do príncipe dos apóstolos.

Do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas.