Esse santo, de nós pouco conhecido, teve o privilégio de conhecer Jesus pessoalmente. Conforme a tradição, teria sido um dos 72 discípulos instruídos diretamente por nosso Senhor e enviado às várias localidades da Palestina para difundir a “Boa-Nova” do advento do Salvador.
Realmente, Evódio granjeou o apreço do príncipe dos apóstolos, porquanto são Pedro – antes de se fixar definitivamente em Roma- designou-o para sucedê-lo na sede de Antioquia. De sua parte, Evódio, sucessor de são Pedro, é tido como sucessor de outro grande santo, o bispo Inácio. Este, pregando aos fiéis, assim os exortava: “Vós sois discípulos de Pedro e de Paulo: não percais o depósito que vos foi confiado. Recordai-vos também do beato Evódio, vosso pastor, que vos guiou logo depois dos apóstolos. Mostremo-nos dignos filhos de um tal pai, e não sejamos como filhos adulterinos”.
Com tais credenciais, o santo deste dia tem todo o direito de ocupar um lugar de honra na primeira fileira dos pregoeiros do Evangelho que testemunharam com o próprio sangue sua fidelidade a Cristo. De fato, Evódio também é um dos primeiros mártires cristãos (na verdade, foi ele quem deu este nome aos seguidores de Cristo, como consta de uma antiga tradição), tendo colhido a palma do martírio no mesmo ano em que o foram Pedro e Paulo.
Veja mais Santos para o dia 06 de maio
-
São Lúcio de Cirene
Nos Atos dos Apóstolos, Lucas afirma que Lúcio atuava na comunidade cristã de Antioquia, juntamente com outros profetas e doutores, como Barnabé, Simeão, também chamado Níger, Manaém e Saulo (At 13,1)...
-
Bem-aventurada Ana Rosa Gattorno
Rosa Maria Benta Gattorno nasceu em Gênova, Itália, no dia 14 de outubro de 1831. Pertencia a uma família de boas condições financeiras, de bom nome na sociedade e de profunda formação cristã. No pai ...