Mais digna de crédito é a narração da morte cruenta dos mártires de Lião, os santos Potino, Sânzio, Vétio, Espagato, Maturo, Pôntico, Biblide, Átalo, Alexandre, Blandina e companheiros. O texto de sua Passio é atribuído a santo Irineu.
O bispo Pontino e os cristãos de Lião, condenados pelo juiz e alvos das pedradas dos pagãos, foram primeiramente lançados na prisão – onde o nonagenário bispo morreu de maus-tratos – e a seguir lançados às feras do circo.
A jovem escrava Blandina, aprisionada com sua senhora, comoveu a todos por causa de sua coragem. Poupada pelas feras, depois de ter assistido à morte dos companheiros, foi colocada numa rede e exposta a um touro que a lançou três vezes ao ar. Finalmente, foi morta com um golpe de espada. Eusébio de Cesaréia, ao falar dessa mártir numa carta, escreve: “Os próprios pagãos confessaram que nunca, no meio deles, uma mulher suportara tão numerosos e duros tormentos”.
Veja mais Santos para o dia 02 de junho
-
Santos Marcelino e Pedro
Esta página da história da Igreja foi-nos confirmada pelo próprio papa Dâmaso, que na época era um adolescente e testemunhou os acontecimentos. Foi assim que tudo passou.Na Roma dos tempos terríveis e...
-
Santo Erasmo ou Elmo
A tradição cristã descreveu a vida de Erasmo com passagens surpreendentes. Ele pertencia ao clero da Antioquia. Foi forçado, durante a perseguição do imperador Diocleciano a esconder-se numa caverna n...