Muitos peregrinos que se dirigiam a Roma, até o século XIX, travavam conhecimento direto com o triste fenômeno do banditismo, que infestava a zona rural romana e controlava todas as entradas da cidade. Nem as tropas napoleônicas nos anos da ocupação francesa dos Estados Pontifícios conseguiram debelar esse triste fenômeno.
Conseguiu-o em parte um doce sacerdote, Gaspar del Bufalo, que os franceses tinham enviado para o exílio na Córsega, por se ter recusado a jurar fidelidade a Napoleão.
Regressando da prisão, depois da volta a Roma de Pio VII, recebeu do papa a incumbência de se consagrar às missões populares, que ele empreendeu sob o lema do Precioso Sangue de Jesus. Desta devoção Gaspar del Bufalo, de Roma, tornou-se ardente apóstolo.
Iniciara sua missão popular entre a população dos arrabaldes, entre os barrozzari, os carroceiros e camponeses do agro romano. Em 1815, fundou em Giano di Spoleto a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, depois o Instituto das Irmãs Adoradoras [do Preciosíssimo Sangue].
Morreu em Roma, num aposento sobre o Teatro Marcelo; no momento do trespasse, o coetâneo são Vicente Palotti viu sua alma subir ao encontro de Cristo como uma estrela luminosa. Foi canonizado em 1955.
Veja mais Santos para o dia 28 de dezembro
-
Santos Inocentes
Um trágico episódio de sangue é narrado apenas pelo evangelista Mateus, que se dirige principalmente aos leitores provenientes do judaísmo, com a intenção de demonstrar que em Jesus se cumpriram as an...
-
Bem-aventurada Catarina Volpicelli
Caterina Volpicelli, para nós Catarina, nasceu em Nápoles no dia 21 de janeiro de 1839, no seio de uma família da alta burguesia, da qual recebeu sólida formação humana e religiosa. Estudou letras, lí...