Fundo
Sábado, 05 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Santo do dia 16 de maio
São Peregrino
Bispo mártir (+304)
São Peregrino

Neste dia, no calendário cristão, celebra-se a memória de dois santos com esse nome: dois bispos que viveram no tempo das perseguições, nos três primeiros séculos.

Um deles, o bispo de Auxerre, na Gália, foi martirizado em 304 – ano que conta com o maior número de mártires, durante o império de Diocleciano. O outro, são Peregrino, morto em 138, era bispo de Terni e é lembrado porque a catedral dessa cidade da Úmbria leva seu nome.

Ambos romanos, foram enviados como missionários pelo papa às respectivas sede episcopais. De fato, o bispo de Auxerre foi o primeiro evangelizador da cidade e o pastor da primeira comunidade cristã, antes mesmo da criação da sede episcopal.

As notícias a seu respeito provêm da Passio Peregrini, a qual remonta ao século VII. Nela se narra que o papa Sixto I enviou o padre romano Peregrino com mais alguns companheiros em socorro dos cristãos da Gália, duramente perseguidos pelas autoridades imperiais. Antes da partida, sagrou-o bispo.

Após ter pregado em Autricus (Auxerre), Peregrino ampliou seu campo de atuação, estendendo-o até Interammis (Entrains-sur-Nohain). Chegou à cidade no dia da celebração anual em honra de Júpiter. Era o momento menos oportuno para pregar o Evangelho, mas Peregrino quis correr o risco.

Foi imediatamente preso e arrastado até junto do altar, onde o sacerdote dos deuses o intimou a fazer a oferenda ritual. Em face da recusa, recebeu graves maus-tratos. E como persistisse em proclamar em alta voz, diante do povo, que era ele o mensageiro do único Deus, levaram-no à presença do imperador, que estava em visita à cidade. Novamente interpelado, foi flagelado e por fim decapitado. O corpo do mártir, enterrado na igreja de Bouhy, no século VII, foi transferido para a abadia de São Dionísio.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.