Fundo
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Dica de Vida Saudável do dia 23 de fevereiro
Invista no tomate
Invista no tomate
Freeimages

Alimento cultivado e muito consumido no mundo todo, o tomate é rico em licopeno e vitaminas A, complexo B e C, além de fósforo, ferro, potássio e magnésio.

O Lycopersicum esculentium, da família das solanáceas, ou seja, o tomate, é muito popular. Originário das Américas do Sul e Central, é um alimento funcional com baixo teor de calorias e faz muito bem para a saúde, auxiliando na prevenção de cânceres, principalmente do aparelho digestivo. Esse fruto impede a formação do mau colesterol, é antioxidante e protege contra males de Alzheimer e Parkinson, se o consumo diário for de duas unidades. Rico em licopeno, um composto bioativo da família dos carotenoides, que dá a cor avermelhada ao fruto do tomateiro, ajuda a prevenir os danos às células causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. É conhecido por reduzir o risco de tumores de próstata e de mama.

A absorção do licopeno pelo organismo é potencializada quando o alimento é cozido ou aquecido, em molho caseiro ou processado, em molhos, catchup e concentrados de tomate, observando, claro, se o produto é composto verdadeiramente pelo fruto.

A nutricionista Natália Moreira Bicas De Domenico, pós-graduada em Alimentos Funcionais, Fitoterapia e Suplementação, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São Paulo, (Famerp-SP) explica que a vitamina A é indispensável para a normalidade da visão, mucosas e pele, auxilia no crescimento e evita infecções, já as vitaminas do complexo B ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo e tonificam o músculo cardíaco.

"A vitamina C, principal componente do tomate, dá resistência aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a fragilidade dos ossos e a má-formação dos dentes, contribuindo no combate a infecções e cicatrizações de ferimentos", além disso, lembra a nutricionista, a vitamina C auxilia a absorção do ferro. "Por exemplo, uma combinação ideal é feijão e tomate ou carnes e tomate." Para melhor aproveitamento das vitaminas, o ideal é consumir o fruto cru.

Embora seja excelente vigorizador do organismo, combatendo doenças no fígado e desgaste mental, sobre o tomate, Natália adverte: "O consumo é contraindicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago ou gastrites".

Escolha tomates com a pele perfeita, com brilho e sem marcas. Os maduros são próprios para molhos. "Só que é maduro e não quase estragado, pressione levemente o tomate para ver se ele está mole ou apenas macio. E é deste que você precisa", orienta Natália. Para saladas, prefira os vermelhos mais claros, de consistência firme.

Por Silvia Torreglossa/Revista Família Cristã, edição 941.