É dever do ser humano explorar de forma adequada os recursos da natureza e dos animais que foram colocados à sua disposição, para o bem de todos, visto que o crime praticado contra a natureza é um crime contra toda a humanidade.
O habitat é o conjunto de características ecológicas de um lugar específico habitado por um organismo ou uma população. Para o ser humano, mudar de habitat parece razoável, às vezes até confortável, mas se torna diferente para os outros seres, sejam eles animais ou vegetais. Alguns se adaptam, outros não, pois é muito difícil repetir em outro local o conjunto de condições favoráveis que existiam no habitat original.
Um determinado ecossistema tem características múltiplas e complexas e está sempre de acordo com a espécie de vida desse habitat. Isso é válido para qualquer ecossistema e espécie da Terra.
A Terra constitui um sistema complexo. O local onde existe vida é chamado de biosfera, que se estende um pouco acima e um pouco abaixo da superfície do planeta. O habitat inclui o clima e o solo e é onde as comunidades de plantas e animais podem viver. Essas áreas, ou seja, esses ecossistemas, interagem para que a vida do planeta possa existir plenamente. Embora os ecossistemas tenham suas características especiais, não são fechados. A luz do sol, a chuva, a água e os nutrientes do solo são compartilhados por sementes e animais, portanto, há interação entre os habitats.