Fundo
Sábado, 23 de Outubro de 2021
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 14 de outubro
Dia Nacional da Pecuária
Dia Nacional da Pecuária
Freeimages

A pecuária é a arte e a indústria do tratamento e da criação dos rebanhos e exerce um importante papel na economia brasileira. O maior rebanho do Brasil é o de aves, seguido pelo rebanho bovino, mas há também outros importantes: caprinos, ovinos, equinos, suínos etc. Esses animais fornecem produtos como leite, queijo, lã, ovos e, sobretudo, carne e couro.

O desenvolvimento da indústria da carne teve início no século XIX, mas solidificou-se no século XX, a partir de conhecimentos genéticos em favor da maior produtividade, com o objetivo de suprir a demanda das populações dos grandes centros urbanos, que surgiram com a Revolução Industrial.

No Brasil, o desenvolvimento industrial da carne é muito recente, mas próspero, visto que os pecuaristas têm se adaptado ao mercado cada vez mais competitivo ao intensificar, ao máximo, suas atividades produtivas, utilizando material genético adequado e técnicas de cruzamento e manejo reprodutivo eficientes, bem como tecnologias para a produção e o fornecimento de alimentos e para outras etapas do manejo otimizadas.

A criação de avestruz, ou estrutiocultura, iniciada no Brasil em 1995, com dois criadouros e menos de cem animais, evoluiu rapidamente, juntamente com a tecnologia de criação dessa ave. Embora seja uma opção pecuária pouco conhecida, oferece perspectivas excelentes para o futuro, em razão da carne saborosa do avestruz e dos produtos advindos de sua pele, como sapatos, cintos e bolsas.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.