Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/09/2024

23º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 6,1-11 Salmo: Sl 149 - O Senhor ama seu povo de verdade.
evangelho
A pregação de Jesus - Lc 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado “o zelote”; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e deteve-se em um lugar plano. Havia ali uma grande multidão de seus discípulos e muitas pessoas do povo, vindas de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia. Tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse das enfermidades deles. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Pela escuta e meditação da Palavra, somos convidados pelo Senhor a viver na comunhão com Deus e fazendo o bem ao próximo. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao rezar este Evangelho observe que Jesus atua sempre em comunhão com o Pai. Antes de tomar decisões importantes ele se retira para entrar em contato direto com o Pai, na busca de clareza e de forças para realizar da melhor maneira a vontade de Deus. É dele que recebe o poder de curar, libertar e orientar o ser humano para a vida verdadeira.

Evangelho: Lc 6,12-19 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado “o zelote”; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e deteve-se em um lugar plano. Havia ali uma grande multidão de seus discípulos e muitas pessoas do povo, vindas de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia. Tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse das enfermidades deles. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

“Jesus foi à montanha para rezar. É comum pensarmos que a oração consiste em apresentar pedidos a Deus ou louvá-lo com palavras repetitivas. Mas orar é muito mais que isso. Orar é, antes de tudo, mergulhar no coração de Deus e deixar-se curar por sua compaixão. É aquecer-se em sua luz, nutrir-se do seu amor e discernir sobre nossa conduta. O cristão necessita contemplar as atitudes de Jesus para viver segundo os princípios inspirados pelo Evangelho. Essa oração não é fácil, mas é possível. Só com Jesus aprendemos a confiança no Pai, que nos prometeu a orientação do Espírito Santo; e então, depois desse mergulho, ao descer da montanha, teremos confiança e serenidade para assumir nosso compromisso.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Evangelho registra a grande multidão vinda de longe, desejosa de ouvir a voz de Jesus e ser por ele curada de diversos males. Orar e confiar são duas grandes lições que Jesus nos deixa neste dia.
Como você se aproxima de Deus e escuta a palavra de Jesus?
Sua oração se espelha na de Jesus? Como ela opera boas obras em você?
Você costuma orar antes de tomar decisões importantes? Qual é a benção que você recebe com essa atitude?

Oração (Vida)

Rezemos pelos nossos líderes para que sejam escolhidos e iluminados por Deus e onde entrar o egoísmo ou a traição que o poder de Deus seja mais forte para sustentar os que buscam o caminho da paz, da liberdade e o bem social de todos.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Procurar momentos de intimidade com Deus e orar antes de tomar decisões importantes.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Comentário – Lembra-nos o Concílio Vaticano II, na Constituição Lumen Gentium sobre a Igreja, de que Jesus, depois de ter rezado ao Pai, escolheu, dentre os discípulos, Doze, que ele chamou de apóstolos. Foram constituídos em forma de grupo estável, com a presidência de Pedro. Foram confirmados pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes e pregaram o Evangelho por toda parte. A missão divina que Jesus confiou a eles deve durar até o fim dos tempos. Por isso os apóstolos cuidaram de constituir os seus sucessores. Como a Igreja primitiva não usava nomes religiosos nem hierárquicos para as suas funções, os imediatos sucessores dos apóstolos foram chamados de anciãos e de supervisores. O nome grego para supervisor é epíscopo ou bispo; e para ancião ou mais velho é presbítero. Aí está toda essa gente que, por sua palavra e sua vida, anuncia o Evangelho de Jesus e mantém viva essa Comunidade chamada Igreja. Professamos, pois, a fé na Igreja que é apostólica pela sua origem.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.