Fundo
Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/08/2024

21ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 2Ts 1,1-5.11b-12 Salmo: Sl 96(95) - Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
evangelho
O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? - Mt 23,13-22

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que bloqueais aos homens o Reino dos Céus! Porque vós mesmos não entrais, e, aos que estão entrando, também não deixais entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra para fazer um prosélito e, quando o conseguis, o tornais duas vezes mais filho da Geena do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Jurar pelo santuário não é nada, mas jurar pelo ouro do santuário obriga! Insensatos e cegos! O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? Ou também: ‘Jurar pelo altar não é nada, mas jurar pela oferenda que está sobre ele obriga’. Cegos! O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? Portanto, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está em cima dele; e quem jura pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos nossa leitura orante preparando-nos para dedicar toda nossa atenção à Palavra, para que o encontro com Cristo nos fortaleça na prática da verdade, da coerência e da justiça, em resposta ao convite de Jesus que nos exorta à abertura para o Reino e não brincarmos com o sagrado:
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
Meus Senhor e meu Deus, que tua presença me me cative e me transforme, segundo o teu coração. Amém.



Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus faz um forte alerta sobre o fechamento dos fariseus e mestres da lei para a entrada no Reino. Procure entender porque eles se fecharam? O que é que Jesus repreende nesta conduta? Onde está a hipocrisia?

Evangelho: Mt 23,13-22 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que bloqueais aos homens o Reino dos Céus! Porque vós mesmos não entrais, e, aos que estão entrando, também não deixais entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra para fazer um prosélito e, quando o conseguis, o tornais duas vezes mais filho da Geena do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Jurar pelo santuário não é nada, mas jurar pelo ouro do santuário obriga! Insensatos e cegos! O que é mais importante: o ouro ou o santuário, que santifica o ouro? Ou também: ‘Jurar pelo altar não é nada, mas jurar pela oferenda que está sobre ele obriga’. Cegos! O que é mais importante: a oferenda ou o altar, que santifica a oferenda? Portanto, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está em cima dele; e quem jura pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.

“A crítica de Jesus aos chefes religiosos é feita com indignação para com todos os que usurpam as coisas de Deus e usam as pessoas por interesse pessoal. Jesus faz um forte sermão, válido para todos os tempos, para as primeiras comunidades cristãs e para nós, hoje. Essas duras palavras são para todos os que se encontram na situação dos escribas e fariseus e uma oportunidade para a reflexão pessoal. Ensinar e não praticar tem graves consequências. Na verdade, Deus é misericordioso, mas também é justo. Com as coisas de Deus, com o sagrado, não se brinca. Jesus deixou claro que, no dia do julgamento, cada um receberá o que merece e colherá o que plantou aqui na terra. Digamos “não” à hipocrisia!” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.
Tenho sido coerente com minha vida e minha fé?
Minhas palavras e atitudes favorecem a outros encontrarem a verdade de Jesus?

Oração (Vida)

O que você deseja dizer ao Senhor neste momento?
Aqueça seu coração, fortaleça sua fé no diálogo com Deus, na intimidade com o Mestre Jesus, no fogo do Espírito Santo. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.
Se desejar pode concluir com essas invocações, fazendo ressonância de alguma que mais fala de seu relacionamento com o Mestre.

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimento você experimenta neste momento? O que você deseja fazer hoje para reforçar a coerência de sua fé?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Ensinar e não praticar parece que tem consequências graves. Escribas e fariseus, de ontem e de hoje, são chamados de hipócritas e acusados de fechar as portas do Reino dos Céus, de não entrar e de impedir que entrem os que desejam. Eram rigoristas conservadores, incapazes de aceitar a prática da misericórdia e de compreender as limitações que cerceiam a liberdade humana. Para eles, quem não está de acordo com a Lei está fora, e estão no erro os que tentam compreendê-los, ajudá-los, caminhar com eles e acolhê-los. Estabelecidas as normas, cumpram-se. Não há espaço para exceções nem para revisão de decisões tomadas. Jesus discute a validade de muitos dos seus ensinamentos e mostra a hipocrisia que há naquilo que eles defendem.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.