Fundo
Sábado, 05 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/10/2024

S. Benedito – S. Faustina Kowalska – 26º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jó 42,1-3.5-6.12-16 Salmo: Sl 119(118) - Ensinai-me vossas leis e mandamentos.
evangelho
Regresso dos setenta e dois - Lc 10,17-24

Os setenta e dois regressaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios submetem-se a nós em teu nome”. Ele lhes disse: “Eu via Satanás cair do céu como um raio. Eu vos dei autoridade para pisotear serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada poderá vos causar dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos submetem-se a vós, mas alegrai-vos porque vossos nomes estão escritos nos céus!” Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples. Sim, Pai! Porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E, tendo-se voltado para os discípulos, disse-lhes em particular: “Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes. Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, e não viram, e ouvir o que ouvis, e não ouviram.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra o dia de São Benedito, o Negro. Peçamos a São Benedito que interceda por nós, em especial por todos aqueles que sofrem algum tipo de discriminação, para que encontrem a força e a coragem de viver em Deus e se reconheçam como seus filhos e filhas amados.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que este amor se propague por toda a terra.”




A palavra de Deus, quando semeada com generosidade, sempre produz frutos abundantes. E o Senhor também se regozija conosco ao ver brotar comunhão e esperança, justiça e fraternidade.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Observe o tema que perpassa o diálogo? Nas palavras de Jesus, onde devemos fundamentar nossa alegria?

Evangelho: Lc 10,17-24 Os setenta e dois regressaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios submetem-se a nós em teu nome”. Ele lhes disse: “Eu via Satanás cair do céu como um raio. Eu vos dei autoridade para pisotear serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada poderá vos causar dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos submetem-se a vós, mas alegrai-vos porque vossos nomes estão escritos nos céus!” Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples. Sim, Pai! Porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E, tendo-se voltado para os discípulos, disse-lhes em particular: “Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes. Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, e não viram, e ouvir o que ouvis, e não ouviram.

“Ontem vimos Jesus indignado com as cidades que não acolheram bem os seus enviados. Hoje vemos a alegria dos discípulos e de Jesus pela vitória sobre as forças do mal. Jesus louva o Pai por revelar aos pequeninos o valor de trabalhar em seu projeto e de entender, na fé, o plano de salvação. Aos discípulos, Jesus pede o dom da humildade, dizendo que devem alegrar-se por terem seus nomes escritos no céu. Quem de nós quer outra coisa além da garantia de ter o próprio nome escrito no céu?! Portanto, caminhemos na estrada de Jesus, seguindo seus ensinamentos, e, no final de nossa peregrinação, quando formos chamados pelo nome na casa do Pai, nossa alegria será plena e definitiva.” (Viver a Palavra – 2024. Irmã Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O convite que Jesus faz aos discípulos é também para mim.
Olhando para minha vida, em que áreas percebo a necessidade de uma abertura maior para seguir o Senhor e trabalhar na concretização de seu Reinado, ou seja, trabalhar para o bem e a sustentação da vida?
Quais ações lhe proporcionam alegria e entusiasmo?
Retome o texto mais uma vez. Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Construir nossa alegria nos passos de Jesus, de mãos dadas com Ele, parece ser uma sugestão prática. Verbalize como você quer construir o bem.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os discípulos terminaram a missão, alegres com o sucesso obtido. Como estão em formação, Jesus lhes diz que viu Satanás cair do céu, que a missão alcançou bom êxito, mas que a alegria deles não devia estar no sucesso obtido. Deviam estar alegres porque os nomes deles estão escritos no céu. O candidato a seguidor de Jesus deve aprender logo a não buscar sucessos e aplausos. Fazendo o que tem que fazer, busque que seu nome esteja escrito no céu, pela fidelidade a Jesus Cristo e a seu Evangelho, demonstrada na sensibilidade fraterna. Recebemos um nome na fonte batismal e os anjos o escreveram no Livro da Vida. Que nós mesmos não apaguemos o que os anjos escreveram.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.