Fundo
Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/01/2024

Santíssimo Nome de Jesus - Ano B - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,29–3,6 Salmo: Sl 98(97) - Cantai ao Senhor Deus um cântico novo.
evangelho
E eu tenho visto e dado testemunho de que ele é o Filho de Deus - Jo 1,29-34

No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele é aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Eu não o conhecia, mas, para que fosse manifestado a Israel, eu vim batizar com água”. João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e permanecer sobre ele. Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, este me disse: ‘Sobre quem vires o Espírito descer e permanecer sobre ele, ele é aquele que batiza com o Espírito Santo’. E eu tenho visto e dado testemunho de que ele é o Filho de Deus”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloque-se como discípulo/a ao lado de João Batista. E veja Jesus vindo ao seu encontro. João anuncia: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia!' Fique em contemplação com esta cena e acolha a Palavra de Deus com humildade e fé.



Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

Leitura (Verdade)

João não tem dúvida e declara que ele é o verdadeiro Cordeiro que tira o pecado do mundo. É o Filho de Deus, sobre quem desceu o Espírito Santo e que já existia antes de João.

Evangelho: Jo 1,29-34 No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele é aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Eu não o conhecia, mas, para que fosse manifestado a Israel, eu vim batizar com água”. João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e permanecer sobre ele. Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, este me disse: ‘Sobre quem vires o Espírito descer e permanecer sobre ele, ele é aquele que batiza com o Espírito Santo’. E eu tenho visto e dado testemunho de que ele é o Filho de Deus”.

“A palavra de João continua a apontar para o Cristo: ele é o Cordeiro de Deus, imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. Ele existiu desde o princípio e tem o domínio sobre o mundo. É pela ação do Espírito Santo que João dá testemunho de que Jesus é o Ungido do Pai e somente ele pode nos comunicar o Espírito de Deus, através de um batismo transformador, que nos conduz para uma vida nova. Cristo nos tira das trevas, do engano e do pecado, graças ao ensinamento que nos dá segundo o Espírito de Verdade. A fé no nome de Jesus e o dom do batismo consistem em reconhecer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

João viu e deu testemunho. Ele identificou, no homem simples de Nazaré, o Filho de Deus por orientação divina: “Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. E “o que significa para a Igreja, para nós hoje, ser discípulos de Jesus, Cordeiro de Deus? – pergunta o Papa Francisco. “Significa pôr no lugar da malícia, a inocência; no lugar da força, o amor; no lugar da soberba, a humildade; no lugar do prestígio, o serviço”.
Como é meu testemunho sobre Jesus?

Oração (Vida)

Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a ele suas preces e as realidades que você deseja que ele transforme.

Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A liturgia celebra hoje o Santíssimo Nome de Jesus, nome que lhe foi dado primeiro pelo anjo, quando da anunciação a Maria, e confirmado no oitavo dia do seu nascimento, ao ser circuncidado. É este o testemunho de João Batista sobre Jesus: Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. No dia da Páscoa, cada família tomava um cordeiro de um ano, macho e sem defeito, e o sacrificava quando o sol se punha. Além disso, todos os dias, na Tenda, enquanto estavam no deserto, e depois no templo de Jerusalém, eram sacrificados dois cordeiros de um ano, um pela manhã e outro no fim do dia. Era o holocausto perpétuo. Isaías se refere ao Servo sofredor como um cordeiro conduzido ao matadouro. Ao ver Jesus, João não tem dúvida e declara que ele é o verdadeiro Cordeiro que tira o pecado do mundo. É o Filho de Deus, sobre quem desceu o Espírito Santo e que já existia antes de João. O sinal dado a João Batista para identificar Jesus foi a visão do Espírito Santo descendo como uma pomba e permanecendo sobre Jesus. Enquanto João batizava com água, Jesus batizará com o Espírito Santo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.