Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/01/2024

Epifania do Senhor - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 60,1-6 Salmo: Sl 72(71) - Aos pobres do seu povo fará justiça. 2ª Leitura: Ef 3,2-3a.5-6
evangelho
Vimos surgir sua estrela e viemos reverenciá‑lo - Mt 2,1-12

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos surgir sua estrela e viemos reverenciá‑lo”. O rei Herodes ouviu isso e sobressaltou‑se, e com ele toda Jerusalém. E, tendo convocado todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, interrogou‑os sobre o lugar de nascimento do Cristo. Eles lhe responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menos importante entre as principais de Judá; pois de ti sairá um chefe que será pastor de meu povo, Israel’”. Então Herodes chamou em segredo os magos, para que lhe indicassem o tempo exato em que tinha aparecido a estrela. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Procurai informações precisas a respeito do menino. Quando o encontrardes, avisai‑me para que também eu possa reverenciá-lo”. Depois de ouvirem o rei, eles partiram. De pronto, a estrela que tinham visto surgir começou a guia‑los até que, tendo chegado sobre o lugar onde estava o menino, se deteve. Ficaram extremamente felizes ao ver a estrela. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando‑se, reverenciaram‑no. Então abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Advertidos em sonho para que não retornassem a Herodes, partiram para sua terra por outro caminho.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Domingo: Epifania do Senhor. É a manifestação do Senhor a todas as nações na representação dos magos (sábios que estudavam os astros) oriundos de povos pagãos. Procuram Jesus atraídos pela fé e pela esperança de uma presença divina – “o rei dos judeus” - que prometia um reinado de verdade, de justiça e de paz.


“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Observe os personagens, os sinais que os guiam, o que buscam, as atitudes diferentes entre Herodes e os reis pagãos, os sentimentos dos sábios do Oriente quando viram o Menino.

Evangelho: Mt 2,1-12 Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos surgir sua estrela e viemos reverenciá‑lo”. O rei Herodes ouviu isso e sobressaltou‑se, e com ele toda Jerusalém. E, tendo convocado todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, interrogou‑os sobre o lugar de nascimento do Cristo. Eles lhe responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menos importante entre as principais de Judá; pois de ti sairá um chefe que será pastor de meu povo, Israel’”. Então Herodes chamou em segredo os magos, para que lhe indicassem o tempo exato em que tinha aparecido a estrela. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Procurai informações precisas a respeito do menino. Quando o encontrardes, avisai‑me para que também eu possa reverenciá-lo”. Depois de ouvirem o rei, eles partiram. De pronto, a estrela que tinham visto surgir começou a guia‑los até que, tendo chegado sobre o lugar onde estava o menino, se deteve. Ficaram extremamente felizes ao ver a estrela. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando‑se, reverenciaram‑no. Então abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Advertidos em sonho para que não retornassem a Herodes, partiram para sua terra por outro caminho.

“Após celebrar o nascimento de Jesus, comemoramos a manifestação do Menino Deus a todos os povos. É a Epifania do Senhor que alarga os horizontes da fé e convoca à fraternidade. Os sábios do Oriente seguem a estrela que anuncia o nascimento do rei dos judeus, a luz de Cristo ultrapassa a Judeia e a promessa feita a Israel se oferece a todo ser humano. Em uma sociedade ofuscada por tantas luzes que apontam para as mais variadas direções, o convite é carregado de urgência: põe-te de pé, ande, pergunte, arrisque, siga a Estrela inextinguível que é o Cristo. Seja protagonista da esperança, confie na promessa do Deus da Vida, o qual não se cansa de manifestar seu amor, única força de salvação.”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Os magos não eram pobres, mas humildes e isso agrada a Deus. Não é a pobreza que atrai o olhar do Senhor, mas a virtude de um coração manso, humilde, misericordioso e agradecido.
Quais são suas disposições no caminho de intimidade com o Senhor?
Quem são seus guias na caminhada espiritual?
O que você tem para oferecer ao Menino/Filho de Deus, hoje?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Epifania significa manifestação. Hoje o Senhor se manifesta a todos os povos. O Evangelho de São Mateus conta que, depois do nascimento de Jesus, chegaram a Jerusalém alguns sábios que vinham do Oriente. São chamados de magos não porque faziam mágicas ou feitiçarias, mas porque estudavam os astros. Eram sábios astrólogos. Conheciam também as profecias de Balaão, um profeta pagão que viu uma estrela sair de Jacó, isto é, do meio do povo de Deus. Os sábios viram essa estrela e a seguiram até chegarem a Jerusalém e encontrarem Herodes no seu palácio. O rei e os seus amigos ficaram muito perturbados quando viram esses outros reis que vinham do Oriente e procuravam o rei dos judeus que acabara de nascer. Chegaram por fim a Belém, onde encontraram o Menino, com Maria, sua mãe. Adoraram-no, ofereceram-lhe presentes e voltaram para sua terra sem procurar de novo o rei Herodes. Somente Mateus conta a história dos Reis Magos, e nós os celebramos nesta festa da Epifania, venerando-os como Santos Reis. Eles não eram judeus. Vinham de outros povos à procura do rei dos judeus. Esse “rei dos judeus” é o Menino Jesus que acabava de nascer. De fato, o povo esperava a vinda do Messias Salvador, mas ainda não sabia que era esse Menino. Os anjos tinham anunciado aos pastores o seu nascimento e eles foram visitá-lo, mas, agora, por que esses reis? Porque o Menino nasceu para todos os povos. Como uma flor, ele brota da raiz judaica de Jessé, mas desponta por cima do universo para ser visto por todas as nações. Quem quiser encontrá-lo, pode! É só seguir a estrela. A estrela pode ser alguém, essa gente boa com quem cruzamos no dia a dia e que nos abre caminhos. Descubra primeiro a estrela, depois a siga e ela mostrará onde está o Menino. Está disponível para todos, como uma criança encantadora que não assusta ninguém. E está com Maria, sua mãe. Maria é a mãe de Jesus. O menino só se encontra com ela. Se alguém deixar Maria de lado, não vai encontrar o verdadeiro Jesus. Os presentes, ouro, incenso e mirra, são ofertados ao rei que é Deus e homem. O Messias de Israel é salvador de todos os povos. Todos os povos são chamados a ser filhos de Abraão e a participar da herança de Israel. Basta crer no recém-nascido de Belém e aceitá-lo. Dizem os Evangelhos que Jesus ensinava, e estes sábios parece que estudavam. Estudar, refletir, buscar conhecimentos faz parte do nosso louvor a Deus, que nos fez seres racionais. Os reis seguiram aquela estrela porque sabiam do que se tratava. Não seguiram qualquer estrela nem voltaram a Herodes. Guiados por Deus, sabiam por onde andar.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.