Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/01/2024

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 1,9-20 Salmo: (Sl)1Sm 2,1 - Meu coração exulta no Senhor.
evangelho
Um ensinamento novo com autoridade! - Mc 1,21b-28

Eles foram para Cafarnaum. Logo, como era sábado, tendo entrado na sinagoga, Jesus ensinava. Extasiavam‑se com seu ensinamento, pois ele estava ensinando como quem tem autoridade e não como os escribas. Estava na sinagoga deles um homem com um espírito impuro, que logo gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o conjurou, dizendo: “Cala‑te e sai dele”. O espírito impuro, sacudindo‑o e vociferando com uma voz forte, saiu dele. Todos ficaram admirados, perguntando uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo com autoridade! Aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem”. Sua fama logo se espalhou por toda parte, por toda a redondeza da Galileia.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Jesus fala de um jeito novo e mostra o poder que tem de afastar o inimigo. Em tudo Ele procura o bem do ser humano.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente e identifique o contexto da narrativa. Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Identifique no texto os sentimentos do povo, as palavras de Jesus e a postura do Mestre diante do inimigo.

Evangelho: Mc 1,21b-28 Eles foram para Cafarnaum. Logo, como era sábado, tendo entrado na sinagoga, Jesus ensinava. Extasiavam‑se com seu ensinamento, pois ele estava ensinando como quem tem autoridade e não como os escribas. Estava na sinagoga deles um homem com um espírito impuro, que logo gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o conjurou, dizendo: “Cala‑te e sai dele”. O espírito impuro, sacudindo‑o e vociferando com uma voz forte, saiu dele. Todos ficaram admirados, perguntando uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo com autoridade! Aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem”. Sua fama logo se espalhou por toda parte, por toda a redondeza da Galileia.

“Marcos inicia seu Evangelho apresentando Jesus em atividade. Ele vai de um lugar a outro e age com poder de Filho de Deus. Chega à sinagoga no sábado e põe-se a ensinar. E o faz com uma autoridade que vem de Deus, com um ensinamento que vem de dentro de seu ser. Recusa qualquer parceria com o inimigo: “Cala-te e sai dele!”. Tudo o que Jesus faz e diz tem como prioridade o ser humano. Ele o coloca no centro de qualquer consideração. O povo, que vivia sob o jugo de leis dominadoras, acolhe o ensinamento de Jesus como novo, porque verdadeiro, e motivo de espanto e admiração para os ouvintes. É um ensinamento tão humano que chega até nós com fascínio e desejo de abraçar sua causa. “(Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer?
Que luz me dão as palavras de Jesus: “Cala-te e sai dele!” ?
De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Neste momento de oração, você é convidado/a dirigir-se ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença.
Reze também pelas realidades que o/a cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos o Evangelho o/a levou a experimentar? Você se deixou encantar pela pessoa de Jesus? Ele o/a surpreende com seu modo de agir e com seus ensinamentos?
Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Cafarnaum. Sinagoga. Sábado. Ensinamento com autoridade. Calaram a voz do Batista. Cortaram-lhe a cabeça. Ele queria diminuir para que o Cristo fosse visto e ouvido. Jesus ensina. Seu ensinamento não é como o dos escribas que às vezes engessam a vida dos que os seguem. Os seguidores de Jesus se libertam. Aqueles são movidos por leis, regras e tradições. Estes, pelo Espírito. Aqui, os escribas são comparados aos demônios, que tentam, atentam e dominam o ser humano. Seus ensinamentos atentam contra a liberdade e tornam o ser humano eternamente dependente de decretos e preceitos, questionários e estatísticas. Na verdade, o ser humano quer voar nas asas do Espírito. Não do espírito impuro, mas do Santo. Jesus liberta da dominação do espírito impuro. Se não for ele o diabo do inferno, serão seus agentes, públicos e secretos. O diabo não precisa possuir o meu corpo. Poderá, se Deus o permitir. Quem pode me dominar são seus agentes, seres humanos como eu. Estes são perigosos. Eles gritam contra Jesus: “Vieste para nos destruir?”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.