Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/01/2024

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 4,1-11 Salmo: Sl 44(43) - Levanta-te, por que dormes, Senhor.
evangelho
Quero, sê purificado - Mc 1,40-45

Veio até ele um leproso suplicando‑lhe, de joelhos: “Se queres, podes purificar‑me”. Compadecido, estendendo a mão, tocou‑o e disse‑lhe: “Quero, sê purificado”. Logo se afastou dele a lepra e ficou purificado. Tendo‑o advertido severamente, logo o despediu. Disse‑lhe: “Vê, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra‑te ao sacerdote e oferece por tua purificação o que ordenou Moisés, como testemunho para eles”. Ele, porém, saindo, começou a proclamar intensamente e a divulgar o acontecido, de modo que já não mais lhe era possível entrar publicamente em uma cidade, mas ficava fora, pelos lugares ermos. E vinham até ele de toda parte.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.
Medite com esta canção:



“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras e iniciativas de Jesus diante da dor e súplica de um necessitado?

Evangelho: Mc 1,40-45 Veio até ele um leproso suplicando‑lhe, de joelhos: “Se queres, podes purificar‑me”. Compadecido, estendendo a mão, tocou‑o e disse‑lhe: “Quero, sê purificado”. Logo se afastou dele a lepra e ficou purificado. Tendo‑o advertido severamente, logo o despediu. Disse‑lhe: “Vê, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra‑te ao sacerdote e oferece por tua purificação o que ordenou Moisés, como testemunho para eles”. Ele, porém, saindo, começou a proclamar intensamente e a divulgar o acontecido, de modo que já não mais lhe era possível entrar publicamente em uma cidade, mas ficava fora, pelos lugares ermos. E vinham até ele de toda parte.

“Jesus é surpreendido por um doente, excluído, que pede ajuda. Jesus quer o bem da pessoa com sinceridade. Então, não hesita, fala e faz: “Quero, sê purificado”. Porém, manda que o leproso cumpra a Lei, que servia apenas para proteger do contágio, mas não tinha poder de cura. Jesus, o Filho de Deus, quer e pode curar. Palavra e ação se unem em um encontro que liberta o ser humano do domínio da Lei, tanto social quanto religiosa. Depois, Jesus se retira. Proíbe o homem curado de divulgar o acontecido e vai para um lugar deserto, em oração. Quando agraciado por Deus, o coração humano não suporta, precisa anunciar as maravilhas do Senhor.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?
Como está minha fé na pessoa de Jesus?
Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.
Jesus ergueu a mão e tocou o excluído, porque leproso. Suas mãos seriam capazes de tocar um mendigo, sujo, doente, drogado, nas calçadas de nossas cidades? Pense nisso...

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento?
A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Curou doentes, libertou possessos, curou a sogra de Pedro, purificou leprosos, sem propaganda. “Não contes nada a ninguém!” Jesus quer o bem da pessoa, e o quer com sinceridade. “Eu quero, fica purificado!” “Se queres, tens o poder de purificar-me!” Se queres, podes purificar a minha mente e o meu coração. Coração pesado de tantos sentimentos. Mente povoada de pensamentos que não se aquietam. Um pobre leproso. A Lei não podia curá-lo. Podia apenas declarar a enfermidade e impor limites ao enfermo. A Lei foi dada por Moisés. A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ele pode e quer. Eu posso ser purificado hoje, partir, proclamar, divulgar. Posso começar uma vida nova em todos os sentidos. Até mesmo na doença. Releio o texto e me uno ao leproso. Ajoelho-me. Suplico. Jesus o adverte com energia para que não conte nada a ninguém. É na compaixão que Deus mostra o seu poder. O leproso curado deve se apresentar ao sacerdote e fazer a oferenda para cumprir a Lei, não para confrontá-la. O confronto é com quem desvirtua a Lei.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.