Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/01/2024

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 9,1-4.17-19, 10,1a Salmo: Sl 21(20) - Senhor, o rei se alegra com teu poder.
evangelho
Segue‑me - Mc 2,13-17

E saiu novamente para a beira do mar. Toda a multidão vinha até ele, e ensinava‑os. Passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse‑lhe: “Segue‑me”. Tendo‑se levantado, seguiu‑o. E aconteceu que estava em sua casa reclinado para uma refeição, e muitos cobradores de impostos e pecadores estavam reclinados com Jesus e seus discípulos, pois eram muitos e o seguiam. Os escribas e os fariseus, vendo que comia com pecadores e cobradores de impostos, diziam aos discípulos dele: “Ele come com cobradores de impostos e pecadores!” Tendo ouvido, Jesus lhes disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas os que estão mal. Não vim chamar justos, mas pecadores”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Orar é entrar em sintonia com Deus, entregar-lhe nosso ser para que sua presença nos plenifique e seu amor nos transforme. Concentre-se e prepare sua casa...



“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

Evangelho: Mc 2,13-17 E saiu novamente para a beira do mar. Toda a multidão vinha até ele, e ensinava‑os. Passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse‑lhe: “Segue‑me”. Tendo‑se levantado, seguiu‑o. E aconteceu que estava em sua casa reclinado para uma refeição, e muitos cobradores de impostos e pecadores estavam reclinados com Jesus e seus discípulos, pois eram muitos e o seguiam. Os escribas e os fariseus, vendo que comia com pecadores e cobradores de impostos, diziam aos discípulos dele: “Ele come com cobradores de impostos e pecadores!” Tendo ouvido, Jesus lhes disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas os que estão mal. Não vim chamar justos, mas pecadores”.

“Em Marcos, temos Jesus sempre junto às multidões. Ele passa, vê Levi, um pecador público, e o chama: “Segue- -me!”. Novamente Jesus desorganiza o estabelecido. Em uma confraternização, ao redor da mesa, une discípulos e pecadores. É um agir que escandaliza escribas e fariseus: Quem é esse homem que veio bagunçar tudo? A resposta de Jesus deixa clara a missão para a qual veio: “Não vim chamar justos, mas pecadores”. O Homem de Nazaré veio restaurar a ordem das relações para que haja equilíbrio, comunhão fraterna, reconciliação com Deus. E que linda, humana, é a pedagogia de Jesus: reconstruir as relações ao redor da mesa, em clima familiar. Como nos fará bem colocar em prática essa pedagogia!” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Deixe-se tocar diretamente por esta Palavra.
É importante que você esteja atento/a àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você. Verbalize o que seu coração lhe fala na intimidade com Deus. Empreste sua voz à voz do Espírito Santo.
Que o Espírito Santo nos inspire, a darmos a Resposta certa, diante do Chamado que o Senhor nos faz.

Oração (Vida)

Faça sua oração inspirado pelo Evangelho e por esta admoestação do apóstolo Paulo.
“Caros irmãos, fostes chamados para a liberdade. Todavia, não useis da liberdade como desculpa para vos franquear à carne; antes, sede servos uns dos outros mediante o amor. Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Gálatas 5,13).

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Levi, também chamado Mateus, era publicano, cobrador de impostos, do grupo dos pecadores, com os quais Jesus parece estar muito à vontade. Faz a refeição com eles. Afinal, foi por causa deles que Jesus veio. Não para que continuassem pecadores, mas para que se tornassem justos. Há justos verdadeiros e há justos presumidos. Estes se julgam justos, mas não o são e não se reconhecem pecadores. Os verdadeiros justos sabem que não sabem tudo e precisam de conversão. Levi estava sentado na coletoria de impostos. Levantou-se e seguiu Jesus. Levi, ao que parece, não andava com muito peso às costas. Sem dizer nada, foi ágil na ação e pronto no seguimento. O muito ou o pouco que se leva às costas é relativo às necessidades e aos desejos. Necessário é o que não pode não ser. De algumas coisas precisamos. Desejos, diz um filósofo, multiplicam os sofrimentos. Doentes precisam de médico para ter o corpo sadio e ágil. Levi entendeu o chamado. Levantou-se e não tornou a sentar-se. Seguiu adiante e tornou-se discípulo de um novo Reino.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.