Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/03/2025

3º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Dt 4,1.5-9 Salmo: Sl 147(147B) - Ó Jerusalém, enaltece o Senhor.
evangelho
Não penseis que vim para anular a Lei ou os Profetas. Não vim para anular, mas para cumprir. - Mt 5,17-19

Não penseis que vim para anular a Lei ou os Profetas. Não vim para anular, mas para cumprir. Amém, eu vos digo: até que passem o céu e a terra, não passará um iota ou um simples acento da Lei, até que tudo aconteça. Aquele que se isentar de um só desses mandamentos menores e ensinar assim aos homens será chamado menor no Reino dos Céus; mas aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos no período da Quaresma. Faço o sinal da cruz e coloco-me diante de Deus, por meio de sua Palavra, com tudo o que sou e tenho. Deixo que sua graça me plenifique e a sua luz ilumine minha mente para que a Palavra renove minhas atitudes e fortaleça a minha fé.




Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Jesus, em seu tempo, chegou a ser acusado de anárquico, blasfemo, destruidor da lei e dos costumes de seu povo. No Evangelho de hoje, observamos uma atitude de Jesus que sugere exatamente o contrário:

Evangelho: Mt 5,17-19 “Não penseis que vim para anular a Lei ou os Profetas. Não vim para anular, mas para cumprir. Amém, eu vos digo: até que passem o céu e a terra, não passará um iota ou um simples acento da Lei, até que tudo aconteça. Aquele que se isentar de um só desses mandamentos menores e ensinar assim aos homens será chamado menor no Reino dos Céus; mas aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.”

“Até que passem o céu e a terra”, diz o Senhor, quando se refere à perenidade da Palavra de Deus. Ter o ensinamento sagrado como lei da vida é sinal de grande sabedoria. E é bom lembrar que, para os conterrâneos de Jesus, a síntese da Lei estava contida nos dez mandamentos, que, traduzidos na prática, são dez atitudes de amor a Deus e de respeito ao próximo. Quem os observasse atraía a bênção sobre si e sobre a família, isto é, a própria prática dos mandamentos trazia para a vida toda paz, alegria e bem-estar vindos de Deus. Jesus ainda acrescenta: “Quem os praticar será grande no Reino dos Céus”. Aqui está a beleza da fé e do testemunho: vida abençoada na terra e grandeza aos olhos de Deus.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Toda a oração pede uma postura muito simples: colocar-se conscientemente na presença de Deus. O que o este Evangelho diz para você?

Faça sua reflexão procurando escutar e aderir ao caminho que a Palavra lhe indicar. Deixe-se conduzir pelo Espírito e purificar pelos méritos da Paixão, morte e ressurreição de Jesus....

Permaneça em silêncio por alguns instantes e deixe a Palavra encontrar espaço em sua vida. Reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

Oração (Vida)

Pai, eu te agradeço porque tua Palavra sempre realiza o propósito para o qual tu a enviaste. Ajuda-me a incluir tua Palavra nas minhas orações e que minhas atitudes sejam coerentes com minhas palavras que pronuncio na tua presença. “Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas.
Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus?
Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.” (Salmos 18, 28-32

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você quer vigiar e cuidar hoje para que sejam segundo os ensinamentos do Evangelho?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Mateus escreve para cristãos que, em sua maioria, provêm do judaísmo. A mensagem de Jesus traz algo novo e causa admiração; porém, levanta suspeitas sobre contrapor ou anular a Lei de Moisés. Aderindo à proposta do Messias, estaria negando a fé no Deus de Israel? Sendo de linhagem judaica e enviado de Deus, como Jesus iria anular as Escrituras? Na verdade, ele veio dar cumprimento pleno da Lei e dos profetas, que muitas vezes sofreram deturpação pelas autoridades judaicas em benefício próprio. A Palavra de Jesus não retira a menor parte das Escrituras, mas, como Filho de Deus, veio cumpri-la e realizá-la. Longe de qualquer dúvida ou pretexto de não seguir os mandamentos de Deus, os discípulos são chamados a praticá-los e ensiná-los para colaborar com o Reino. O novo de Jesus não foge do plano salvífico de Deus, mas o torna mais próximo e visível ao ser humano. Como verdadeiros discípulos, somos chamados a obedecer à Palavra de Deus, ouvindo-a atentamente e praticando-a. Seremos grandes no Reino dos Céus porque encontraremos nosso verdadeiro tesouro.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.