Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/12/2023

Sagrada Família - Ano B - Branca
1ª Leitura: Eclo 3, 3-7.14-17a Salmo: Sl 127 - Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos. 2ª Leitura: Cl 3, 12-21
evangelho
O menino crescia e se fortalecia, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava - Lc 2, 22-40

Quando se completaram os dias para eles se purificarem, conforme a Lei de Moisés, levaram‑no a Jerusalém para apresentá‑lo ao Senhor. (...) Tendo cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para sua cidade, Nazaré. O menino crescia e se fortalecia, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Domingo. Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria, José. A família de Nazaré é motivação para nossas famílias se empenharem na vivência do amor e da fidelidade. A família não é invenção humana, é de instituição divina.
Hoje, também último dia do ano, unamos nossa voz, nossas mãos e nosso coração em prece agradecida ao Senhor nosso Deus. Ele estendeu sobre nós sua misericórdia e nos conservou a vida. Que sua Palavra nutra nosso espírito e nos mantenha sempre perto, fieis ao seu amor.


Leitura (Verdade)

A liturgia deste dia nos faz compreender que devemos estar sempre atentos, vigilantes à voz de Deus e aos desafios e às necessidades dos irmãos.

Evangelho: Mt 2,13-15.19-23 Assim que eles partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai buscar o menino para eliminá-lo”. José se levantou, pegou o menino e sua mãe, e partiu de noite para o Egito. Ficou lá até a morte de Herodes. Assim, cumpriu-se o que disse o Senhor pelo profeta: “Do Egito chamei meu filho”. Depois que Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para Israel; aqueles que procuravam tirar a vida do menino já morreram” (...).

“No último dia do ano, domingo, a Igreja dedica um profundo e especial espaço à Sagrada Família. Deus poderia ter enviado seu Filho ao mundo já adulto. Contudo, escolheu um espaço sagrado para seu Filho único: uma humilde família. Depois da Família de Nazaré, todas as famílias são sagradas. O espaço mais favorável para o desenvolvimento e a proteção da vida é a família. Enquanto agradecemos o ano de 2023, que chega ao final, louvemos ao Senhor por nos ter dado uma família formada pelos laços sanguíneos e, também, uma família constituída pela fé em Jesus. Senhor, gratidão por tudo! Os dias foram exigentes, mas a mão do Senhor não esteve distante. De coração aberto, aguardamos 2024.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ao concluirmos mais um ano, agradeçamos a Deus sua comunicação, que se tornou vida em nossa vida e renovou nossa esperança de novos dias de paz e fraternidade.
A família é o fundamento de nossa vida. Ame sua família! Contribua para que ela seja o lugar sagrado para sua vida, pois se a família está com Deus, sob sua proteção tudo será superado com fé e amor, trazendo frutos de alegria e felicidade.

Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, os apelos, os desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. Agradeça ao Senhor sua fidelidade e seu amor que sempre nos acompanham, mesmo quando temos dificuldades de reconhecê-lo. Agradeça por todo bem realizado ao longo do ano e pelas graças recebidas.


Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual atitude você deseja colocar em prática durante este dia? A Palavra de Deus se torna Vida em nossa vida quando a praticamos.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

No domingo subsequente ao Natal, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família. O Natal, de fato, é uma festa da família. À noite, celebraremos a Missa da Vigília da Solenidade da Santa Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz. A vida do ser humano se realiza em família. E, como diz o Papa Francisco, não existe nenhuma família humana que seja perfeita. A família é um projeto artesanal. Por isso, desponta com tanta importância o olhar atento para a Sagrada Família de Nazaré. Contudo, é mais do que isso. Essa festa tem o objetivo de aprofundar o significado do amor familiar e de como, na família, se expressa uma faceta tão bela do amor de Deus. Assim, podemos trilhar o caminho da perfeição e da santidade. Em Gênesis 12, Deus chama Abrão de Ur da Caldeia e o abençoa. Depois, promete-lhe uma terra espaçosa e uma descendência numerosa como os grãos de areia da praia ou como as estrelas do céu. Abraão e Sara estão idosos e sem filhos. Imaginam que o descendente possa ser Ló, ou Eliezer, ou mesmo Ismael. Deus ratifica sua promessa e lhe dá um filho, nascido de Sara: Isaac. De fato, “Deus sorriu” na vida de Abraão e Sara. A promessa continua válida e segue adiante, às vezes, por caminhos a nós incompreensíveis. Por isso, Abraão não deve temer. Dessa família, surgirá um povo. Pela fé, Abraão e Sara partiram, porque o autor da promessa é fiel. Esse Deus parece estranho. Depois de tantas labutas, para que nasça o filho da promessa, Deus o pede em sacrifício. A fé de Abraão é posta à prova. Mas ele sabe que o Deus que doou Isaac, como filho da promessa, tem o poder de ressuscitar os mortos. “Pega o menino e sua mãe”: quem acolhe o menino acolhe também a mãe. A vida de Maria está profundamente vinculada à vida do seu filho. José é guardião de uma família, que também se tornará um povo. A Sagrada Família de Nazaré enfrenta os sofrimentos da migração para um país estrangeiro. Mateus elabora seu relato a partir do cumprimento da profecia de Oseias 11,1. O amor paterno de Deus possui traços profundamente maternais. A família de Nazaré faz o percurso do êxodo. Jesus entra na Terra Prometida e conduz seu povo à experiência do Reino. A violência de Herodes Magno é ocasião para que a família migre mais uma vez. Por isso, “ele será chamado Nazareno”. Por mistérios insondáveis, com a Sagrada Família, celebramos a fé, a esperança, as alegrias e dores de todas as famílias do mundo.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.