Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/01/2020

São João Bosco, presbítero, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: 2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17 Salmo: Sl 51(50) - Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
evangelho
A terra produz o fruto por si mesma - Mc 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus ilumina-me para que eu compreenda bem esse Evangelho que me fala do mistério do Reino de Deus. Deixa-me perceber como ele cresce em mim e nos meus irmãos e irmãs na fé. Amém
"Cada vez que eu venho, para te falar
Na verdade eu venho para te escutar
Fala-me da Vida, preciso te escutar!
Fala da Verdade, que vai me libertar!
Fala-me da Vida, preciso te escutar!
Fala da Verdade, que vai me libertar!"

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Procuro compreender melhor esse grande mistério que é esse Reino de Deus que está dentro de mim, de nós?
“A palavra mistério indica algo de maravilhoso. O Reino de Deus é mistério, e as parábolas tentam visibilizá-lo. A parábola da semente mostra que o Reino tem uma dinâmica própria. Para se realizar depende que a semente seja lançada na terra. Uma vez lançada, é capaz de frutificar por si mesma. Quase sempre temos pressa e gostaríamos que a semente surgisse logo da terra. Deus tem paciências infinitas. A pequenina semente, num certo dia, surgirá e a árvore, com seus poderosos ramos, dará sombra a quem dela se aproxima. O Reino não é medido pelas estatísticas, nem procura o sucesso. É um maravilhoso fermento destinado, a seu tempo, a contagiar toda a massa. Jesus nos recorda: “Não tenha medo, pequeno rebanho!”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releio esse Evangelho rico em ensinamentos práticos para minha vida. Desejo ardentemente ser um cristão, uma cristã que vive segundo os ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

Jesus peço-te com fé, que minha vida seja um evangelho vivo conforme a oração que nos ensinastes: "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME....."

Contemplação (Vida e Missão)

Em silêncio contemplo Jesus dirigindo-se a mim com esses ensinamentos e me pedindo para ser seu (sua) fiel seguidor(a). Peço a graça de ser fiel, mesmo quando isso me custar algum sacrifício.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

O Reino de Deus é parecido com a semente que foi semeada. Germina, cresce, torna-se planta, produz frutos. Estudiosos e especialistas em botânica não entendem tudo, mas compreendem muito do que acontece com a semente lançada na terra. O agricultor e os amadores que gostam de plantas sabem como fazer, mas não como as coisas acontecem. Assim é o Reino de Deus. Ele está acontecendo sem que eu saiba exatamente como, mas está. O que pode sair de um pequeno grão de mostarda? A comparação fala de um arbusto forte que pode abrigar pássaros e ninhos. O Reino de Deus vai acontecendo aparentemente do nada. Pequenas ações, resultantes de um amor dedicado, podem ser causa ou princípio de grandes ações. Faça bem o que tem que fazer, e faça com gosto!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.