Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/10/2023

26ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ne 8,1-4a.5-6.7b-12 Salmo: Sl 19(18) - As ordens do Senhor são retas.
evangelho
Aproximou-se de vós o Reino de Deus - Lc 10,1-12

Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou à sua frente, dois a dois, a todo povoado e lugar para onde ele pretendia ir. E dizia-lhes: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe. Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz para esta casa!’; e, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela voltará a vós. Permanecei nessa casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem, pois o trabalhador é digno de seu salário. Não vos desloqueis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘Aproximou-se de vós o Reino de Deus’. Mas em qualquer cidade em que entrardes e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que grudou em nossos pés, nós a sacudimos contra vós! No entanto, sabei que se aproximou o Reino de Deus’. Eu vos digo: naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra o dia de São Benedito, o Negro. Peçamos a São Benedito que interceda por nós, em especial por todos aqueles que sofrem algum tipo de discriminação, para que encontrem a força e a coragem de viver em Deus e se reconheçam como seus filhos e filhas amados.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que este amor se propague por toda a terra.”



O Senhor nos revela em sua Palavra a presença do Reino de Deus entre nós. Por isso, o convite para trabalharmos em seu projeto.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Observe o tema que perpassa o diálogo? Com quais disposições os personagens da narrativa devem se colocar para o seguimento de Jesus?

Evangelho: Lc 10,1-12 Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou à sua frente, dois a dois, a todo povoado e lugar para onde ele pretendia ir. E dizia-lhes: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe. Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz para esta casa!’; e, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela voltará a vós. Permanecei nessa casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem, pois o trabalhador é digno de seu salário. Não vos desloqueis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘Aproximou-se de vós o Reino de Deus’. Mas em qualquer cidade em que entrardes e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que grudou em nossos pés, nós a sacudimos contra vós! No entanto, sabei que se aproximou o Reino de Deus’. Eu vos digo: naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

“A adesão à proposta de Jesus adquire grandes proporções. Além dos doze apóstolos, Jesus envia setenta e dois discípulos com a missão de anunciar a paz e de tornar o Reino acessível a todos. É interessante perceber como Jesus prepara sua equipe de multiplicadores do Reino, não deixando nenhum detalhe esquecido. Em nossos dias, também somos preparados e enviados em missão. O espaço de maior evangelização não está distante, pois é o próprio lar, a nossa família. A casa define o adequado modo de ser e de fazer. Seguir Jesus é uma tarefa exigente, mas repleta de surpresas e de bênçãos. A maior alegria do discípulo brota da certeza de não estar nunca sozinho, pois o Espírito Santo o acompanha.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O convite que Jesus faz aos discípulos é também para mim.
Olhando para minha vida, em que áreas percebo a necessidade de uma abertura maior para seguir o Senhor sem lhe impor condições?
Retome o texto mais uma vez. Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Cuidar das desculpas oportunistas que apresentamos e propor-se a mudar algo prático que precisa ser mudado para aproximar-se mais do caminho de Jesus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Tendo já enviado os Doze apóstolos em missão (Lc 9,1-6), agora, Jesus envia um grupo maior e mais heterogêneo: o número varia entre 70 e 72. No Antigo Testamento, equivale à lista das nações pagãs (Gn 10) ou ao número dos colaboradores de Moisés (Nm 11,16-30). Os apóstolos têm a tarefa de preparar a chegada de Jesus. Eles são precursores. O trabalho de evangelização é imenso. Faltam missionários. Por isso, é preciso muita oração. Além disso, o clima é de tensão e perseguição. A única segurança dos discípulos é Deus, pois eles devem ter estilo de vida pobre e despojado. Jesus tem pressa: eles não podem perder tempo em outras conversas pelo caminho. Devem permanecer na mesma casa, para evitar a tentação de buscar a casa dos ricos. A mensagem transmitida é simples e contundente: o Shalom de Deus, a paz. A lei da hospitalidade deve ser usada a favor da missão, mas há a possibilidade da rejeição. Faça-se, então, um gesto profético de protesto: bater o pó das sandálias. A tarefa a ser desenvolvida: preparar a chegada de Jesus, curar os doentes e anunciar que o Reino de Deus está próximo. Vamos também nós em missão!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.