Fundo
Sexta-feira, 16 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/07/2021

16ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ex 14,5-18 Salmo: (Sl)Ex 15,1-6 - Cantarei ao Senhor porque estupenda foi a vitória.
evangelho
Aqui está quem é mais do que Salomão - Mt 12,38-42

Alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. No dia do Juízo, a Rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acolhamos a Palavra de Deus para o nosso dia e deixemo-nos conduzir por seus ensinamentos..

Façamos o Sinal da Cruz com o sentimento de sintonizar com a proposta de Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo”. Amém.
“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração para que a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”



Leitura (Verdade)

Pedir sinais é próprio do ser humano. Caminhamos na fé e é compreensível querer sinais de que estamos no caminho da verdade e da vida. Mas para pedir sinais é preciso que haja o amor capaz de reconhecer os sinais de Deus. O pedido não pode ser motivado pelo medo, como no caso de Jonas, ou pela desconfiança como no caso dos fariseus e mestres da Lei.

Evangelho: Mt 12,38-42 Alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas”.

“A ideia de um sinal de legitimação se encontra em algumas das grandes personalidades do Antigo Testamento. Mas essa não era a única garantia da autenticidade. Jesus recusa dar um sinal para provar sua missão, porque nenhum milagre é capaz de despertar a fé naqueles que não desejam comprometer-se com a Boa-Nova. Eles queriam um espetáculo e, mesmo assim, desqualificariam o sinal. O único sinal que Jesus dá é o da sua morte e ressurreição, consequência e selo da autenticidade de sua missão. Para os que não têm fé, nenhum milagre é suficiente. Nem a ressurreição de Lázaro foi suficiente. O verdadeiro sinal, nas comunidades cristãs, é o amor. Este também pode ser recusado. O pior cego é aquele que não quer ver.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual apelo o Senhor me faz por meio desta censura aos fariseus e mestres da Lei? Qual é o grande sinal da autenticidade de Jesus como Filho de Deus para mim?

Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Escribas e fariseus querem ver um sinal feito por Jesus. Mateus usa aqui o vocábulo “sinal”, e não “milagre”. Escribas e fariseus querem ver algo extraordinário, fora do comum, que justifique o que para eles são pretensões de Jesus. A resposta de Jesus é densa e se encontra sintetizada em Marcos e sem acréscimos em Lucas. O único sinal que Jesus dará será o do profeta Jonas. O sinal do profeta é a sua pregação com a conversão dos ninivitas que deixaram o mau caminho e a violência social que praticavam, a violência que tinham nas mãos. É próprio de São Mateus amenizar as cenas fortes. À pregação de Jonas, à conversão dos ninivitas, ao juízo final, Mateus acrescenta os dias da sepultura de Jesus, que se tornam o sinal de Jonas em lugar da conversão social dos ninivitas. Jonas ficou três dias e três noites no seio do peixe, e Jesus, no seio da terra. Na realidade, Jonas não ficou no ventre do peixe. Saiu. E Jesus não ficou no ventre da terra. Ressuscitou!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.