Fundo
Sábado, 21 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/09/2024

S. André K. Taegón e comps. – 24º Semana do Tempo Comum - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 1Cor 15,12-20 Salmo: Sl 17(16) - Ao acordar sacio-me com teu semblante.
evangelho
As mulheres que seguiam Jesus - Lc 8,1-3

Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Com ele estavam os Doze e algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, oficial de Herodes; Susana; e muitas outras que os serviam com seus bens.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Ao entrar em oração aquietemos nosso ser, corpo e mente, para sermos discípulos/as do Senhor no anuncio da Boa-Nova.
Disponho-me a ouvir com atenção à sua Palavra, rezando: “Jesus creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença. Que a teu exemplo eu não me canse de fazer o bem, evangelizar e contribuir para a realização do teu Reinado entre nós.”



Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

Leitura (Verdade)

Não basta apenas ouvir o Evangelho. É preciso ouvir do jeito certo, pondo em prática o que se ouviu. Então, observe o grande projeto de Jesus, quem são seus colaboradores, como é sua liderança, etc.

Evangelho: Lc 8,1-3 Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Com ele estavam os Doze e algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, oficial de Herodes; Susana e muitas outras que os ajudavam com seus bens.

“Esta passagem do Evangelho é um modelo de Igreja em saída. Discípulos e discípulas de Jesus percorrem cidades e povoados, anunciando o Reino de Deus. Na tradição judaica não era costume ter discípulas. Nenhum rabino se fazia acompanhar por mulheres. Com Jesus, a situação é diferente. Ele supera esse preconceito, convidando as mulheres a caminhar com o grupo e levar a Boa-Nova ao povo. Prestativas e atuantes, essas mulheres foram discípulas fiéis no anúncio da Boa-Nova, ao pé da cruz e na Ressurreição de Jesus. Quando temos um encontro com a pessoa de Jesus Cristo e uma experiência da cura do nosso coração, também, somos impelidos a demonstrar nossa gratidão colocando-nos ao serviço de seu Projeto.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Tendo identificado o tema central do Evangelho, procure compreender o que ele diz diretamente a você.
Medite sobre essa Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela.
Se sentir necessidade, faça uma nova leitura, deixando-se tocar pelo Evangelho.
Não perca de vista aquilo que mais lhe chama atenção, pois é dessa forma que Deus fala ao nosso coração.

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Senhor, que tua Palavra esteja presente neste meu dia para que eu seja capaz de pôr em prática os apelos que Jesus me fez, hoje, através deste Evangelho.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

A pequena comunidade itinerante formada pelos doze apóstolos e por algumas mulheres é também sinal do Reino que está chegando. Pelo que se sabe do modelo social da época, as mulheres não gozavam de tanta liberdade, ou talvez nossas informações sobre usos e costumes da época sejam mais imaginadas do que reais. O fato é que estavam todos juntos, andando com Jesus, iniciando um modelo de Igreja que em parte se perdeu. Maria de Mágdala, de quem saíram sete demônios. Ou era muito doente? O número sete é simbólico, e Mágdala não tinha boa fama. Joana, alguém com acesso à corte de Herodes. Susana, desconhecida. E não só. Ainda muitas outras mulheres. Elas não estão ausentes nem na companhia de Jesus nem no relato do Evangelho. E estão muito presentes nas comunidades. Não necessitam de um mandato especial para arregaçarem as mangas e pôr-se à disposição de quem precisa. Sabem cuidar e gostam de fazer qualquer serviço. Esse primeiro grupo formado por homens e mulheres, sendo itinerante, não devia ter estruturas hierarquizadas. Uma Igreja “em saída” parece mais perto da eclesiologia de Jesus do que uma Igreja sedentária. Aliás, Nietzsche escreveu em Ecce Homo, para espanto dos crentes, que “o sedentarismo é o autêntico pecado contra o Espírito Santo”. Ele se referia a questões de saúde, mas a afirmação pode se aplicar à comunidade itinerante.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.