Fundo
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/03/2020

4ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Ex 32,7-14 Salmo: Sl 106(105) - Lembrai-vos de nós, ó Senhor!
evangelho
As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou - Jo 5,31-47

“Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. Ora, eu não recebo testemunho da parte de um ser humano, mas digo isso para a vossa salvação. João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou. Sim, o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Mas vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua face, e não tendes a sua palavra morando em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo glória que venha dos homens. Pelo contrário, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a meu respeito que ele escreveu. Mas, se não acreditais nos seus escritos, como podereis crer nas minhas palavras?”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos no período da Quaresma. Faço o sinal da cruz e coloco-me diante de Deus, por meio de sua Palavra, com tudo o que sou e tenho. Deixo que sua graça me plenifique e a sua luz ilumine minha mente para que a Palavra renove minhas atitudes e fortaleça a minha fé.
Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto do Evangelho de hoje? Procure destacar as palavras mais pertinentes.
“O tema do testemunho surge em primeiro plano. O texto fala de quatro testemunhos de que Jesus é enviado do Pai: João Batista, as obras que o Pai deu para Jesus realizar, o próprio Pai e as Escrituras. O povo percebia que Jesus ensinava com autoridade. E sua autoridade era-lhe emprestada pelas obras. Contrariamente a ele, os escribas e fariseus ensinavam sem autoridade. O problema da autoridade continua relacionado aos discípulos de Jesus. O mundo está cheio de palavras, muitas delas distorcidas, outras vezes vazias, isto é, sem autoridade. O Papa Paulo VI falava do testemunho silencioso de vida como primeira condição para anunciar a Boa-Nova. É preciso viver, antes, a Boa-Nova para poder anunciá-la.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça sua reflexão procurando escutar e aderir ao caminho que a Palavra lhe indicar. Deixe-se conduzir pelo Espírito e purificar pelos méritos da Paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Oração (Vida)

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó Bom Jesus, ouvi-me. Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós. Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me. E mandai-me ir para Vós. Para que com Vossos Santos Vos louve. Por todos os séculos dos séculos, Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você quer vigiar e cuidar hoje para que sejam segundo os ensinamentos do Evangelho?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As obras que o Pai lhe concedeu realizar dão testemunho em favor de Jesus. O testemunho é completo e perfeito. A fé também deve ser completa e perfeita.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.