Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/10/2022

30ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Ef 6,1-9 Salmo: Sl 145(144) - Fiel é o Senhor em suas palavras.
evangelho
É verdade que são poucos os que se salvam? - Lc 13,22-30

Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade!’ E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O espírito de constante vigilância é uma condição para não sermos surpreendidos com a imagem da porta fechada. O Evangelho nos lembra que essa vigilância exige grande esforço da parte de cada um. Deus não nos salva sem a nossa colaboração.


É preciso nosso esforço para nos encontrarmos com o Evangelho e para que nosso humano se encontre com o divino.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamam sua atenção. Repare as figuras usadas e e os verbos de ação.

Evangelho: Lc 13,22-30 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ele respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade!’ E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

“O risco é, no fim, ficarmos do lado de fora, bater à porta e ninguém nos abrir. Ver lá dentro Abraão, os profetas e tanta gente sentada na mesa do Reino de Deus, e nós, do lado de fora. E, pior, o dono da casa dizer que não nos conhece. E tudo porque não entramos pela porta estreita a tempo, depois que Jesus nos recomendou tanto. Pensando que a porta seja o próprio Cristo, tratemos de acolhê-lo na fé, de nos convertermos a seu Evangelho, de vivermos em comunhão com ele e com seus irmãos. Pela fé e pela conversão, celebradas no batismo, entramos na comunhão com o Senhor. Se nos separamos dele pelo pecado, podemos reingressar pela confissão sacramental. Entrar enquanto a porta está aberta”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o(a) tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio deste relato.
Coloque-se na presença de Deus e escute sua Palavra de Salvação para você neste momento.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração oferecendo ao Senhor os frutos da sua meditação. Apresente o apelo que brotou em seu coração, agradeça a Deus e eleve a Ele os seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)

"Esforçai-vos para entrar pela porta estreita" fazer algum sacrifício que nos conscientize de nossa humana fragilidade é uma sugestão de prática para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Muitos daqueles que conheciam o AT se sentiram impossibilitados de aceitar Jesus e sua proposta, devido a suas exigências. Essas eram simplesmente absurdas para alguns, principalmente para os que detinham posição elevada, como doutores da Lei, fariseus etc. Daí a pergunta: “São poucos…?”. Jesus não fala em números, mas mostra que é preciso se empenhar com seriedade. Não basta o velho argumento: “Somos filhos de Abraão”. É preciso estar atentos, caso contrário, ficarão de fora. Não basta ter comido e bebido com Jesus, nem ter ouvido sua pregação. É preciso viver o que ele ensinou, e isso requer esforço. Muitos virão dos quatro cantos do mundo para o banquete, e os que não se empenharam, mesmo tendo convivido com ele, ou ouvido sua pregação, ficarão de fora. Pode-se ler aqui um paralelo com os que dizem “Senhor! Senhor!”, mas não cumprem a sua palavra (Mt 7,21ss; Lc 6,46ss).

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.