Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/10/2020

30ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Fl 1,1-11 Salmo: Sl 111(110) - Grandes são as obras do Senhor.
evangelho
Em dia de sábado, é permitido curar ou não? - Lc 14,1-6

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A coragem de Jesus ao enfrentar o poder de Herodes nos convida a sermos autênticos e decididos em nossas opções pela vida. .
Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc. Recorde outros textos bíblicos em que Jesus também realiza curas e identifique a mensagem central deste Evangelho.

“Jesus não procura o confronto com os escribas, fariseus e doutores da lei, mas não o evita. Pela terceira vez, ele realiza uma cura em dia de sábado. Como nas vezes anteriores, Jesus se apresenta como “senhor do sábado”, ou seja, livre e autorizado para restabelecer a saúde do ser humano em qualquer momento e lugar. O constrangido silêncio dos comensais demonstra que suas teses são derrotadas pela autoridade do Mestre. Ele ensina uma verdade ousada: nem a própria religião está acima da vida. A estocada final é quando Jesus mostra que o boi, que caiu no poço, para eles justifica o trabalho em dia de sábado. Não souberam argumentar contra a afirmação e receberam o desonroso título de hipócritas.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? A cura que Jesus realiza não atinge somente o físico, mas restaura o ser humano por completo, em todas as suas dimensões. Jesus devolve a dignidade para que todo ser humano possa voltar a ser obra boa, plena, com sentido no seu viver. Qual caminho o Senhor lhe indica por meio de sua Palavra? Escute o que Ele tem a lhe dizer. Não queira ser escravo da lei, mas aposte no amor.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele cura todas as feridas.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Na quarta etapa da subida para Jerusalém, Jesus é convidado para uma refeição na casa de um dos chefes dos fariseus. Durante a refeição, Jesus mesmo toma a iniciativa e introduz alguns temas para a reflexão dos que lá se encontravam. Começou com o significado religioso do sábado. É a terceira vez em São Lucas que Jesus está na casa de um fariseu e a terceira vez em que discute o sentido do sábado. Lá estava um homem inchado por acúmulo de água no corpo. Lá estavam também doutores da Lei. Vem então a pergunta de Jesus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?”. Em outras palavras: “Posso ou não curar este amigo de vocês?”. Pode ser que estivesse lá por conta própria, porque, depois de tê-lo curado, Jesus o despediu. A resposta foi um grande silêncio. Explorando ainda as relações de sentimentos, Jesus continua: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?”. Continuaram em silêncio. Parece que a pergunta sobre o que é permitido e o que é proibido não faz parte dos ensinamentos de Jesus. São Paulo dirá que tudo é permitido, mas nem tudo convém. A pergunta deve ser sobre o que é melhor para o ser humano, o que liberta e constrói. Jesus curou o hidrópico no dia de sábado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.