Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/01/2021

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Hb 3,7-14 Salmo: Sl 95(94) - Vinde, exultemos no Senhor.
evangelho
Eu quero, fica purificado - Mc 1,40-45

Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: “Se queres, tens o poder de purificar-me!” Jesus encheu-se de compaixão e, estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica purificado”. Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: “Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus enche-se de compaixão por um leproso, estende a mão para ele e o toca. Jesus espera de nós essa atitude de compaixão para com os necessitados. Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com esta Palavra que nos acompanhará durante o dia.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe todo tipo de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Se queres, tens o poder de purificar-me!” Faça a leitura da Palavra quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Qual é o contexto do relato bíblico? Quais expressões se repetem? Quais os ensinamentos de Jesus? Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

“No Antigo Testamento não se conhecia nenhum tratamento para a lepra e prescrevia-se apenas o isolamento. Quem tocasse num leproso, era atingido pela impureza legal. Se o leproso encontra Jesus, é porque ele circulava nos lugares onde essas pessoas, excluídas e sem esperança, viviam. Marcos insiste, muitas vezes, na atitude de Jesus de proibir à pessoa curada que divulgasse o fato. Ele não queria ser conhecido como alguém poderoso. A cura era apenas um sinal da missão de Jesus, que era a de expulsar todo tipo de mal no mundo. A Boa-Nova é salvação. O pedido de apresentar-se aos sacerdotes tinha um objetivo: reintegrar o leproso à comunidade da qual fora excluído. Ninguém pode ser excluído da comunidade cristã.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Este é o momento de meditar o Evangelho lido e escutar o que Deus quer lhe dizer por meio de sua Palavra. Retome a leitura do Evangelho, deixe-se tocar profundamente por Deus e medite sua Palavra.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.
Valorizar a vocação que assumi na comunidade de fé pode ser uma sugestão pratica para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Curou doentes, libertou possessos, curou a sogra de Pedro, purificou leprosos. Sem propaganda. “Não contes nada a ninguém!”. Jesus quer o bem da pessoa, e o quer com sinceridade. “Eu quero, fica purificado!”. “Se queres, tens o poder de purificar-me!”. Se queres, podes purificar a minha mente e o meu coração. Coração pesado de tantos sentimentos. Mente povoada de pensamentos que não se aquietam. Um pobre leproso. A Lei não podia curá-lo. Podia apenas declarar a enfermidade e impor limites ao enfermo. A Lei foi dada por Moisés. A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ele pode e quer. Eu posso ser purificado hoje, partir, proclamar, divulgar. Posso começar uma vida nova em todos os sentidos. Até mesmo na doença. Releio o texto e me uno ao leproso. Ajoelho-me. Suplico. Jesus o adverte com energia para que não conte nada a ninguém. É na compaixão que Deus mostra o seu poder. O leproso curado deve se apresentar ao sacerdote e fazer a oferenda para cumprir a Lei, não para confrontá-la. O confronto é com quem desvirtua a Lei.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.