Fundo
Quinta-feira, 08 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/10/2020

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, solenidade - Ano A - Branca
1ª Leitura: Est 5,1b-2, 7,2b-3 Salmo: Sl 45(44) - Ouve, filha, inclina o ouvido, esquece teu povo e a casa de teu pai! 2ª Leitura: Ap 12,1.5.13a.15-16a
evangelho
Fazei tudo o que ele vos disser! - Jo 2,1-11

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!” Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!” E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja do Brasil está em festa e reza com a Mãe Aparecida. Roguemos a Nossa Senhora que continue caminhando conosco e pedindo ao seu Filho Jesus Cristo que toque o coração dos nossos lideres, dos formadores de opinião e de todos os católicos, para que trabalhem em favor dos mais necessitados do nosso país e nossa sociedade supere tamanha desigualdade.
Saudemos com fervor Maria, a escolhida de Deus, a quem invocamos como Senhora Aparecida.


Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Qual é o contexto da narrativa? Quem é Jesus? O que Ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus e o que ela realiza nos ouvintes?

“O evangelista João evita usar a palavra “milagre”; ele prefere “sinais”. Ele narra sete sinais, credenciando Jesus como o enviado do Pai. Em Caná, Jesus manifesta sua glória e os discípulos creram nele. O episódio deixa claro que o Primeiro Testamento, simbolizado pelas talhas de purificação e pela falta de vinho, se esgota. É um tempo novo, Jesus é o noivo. Maria representa a Igreja que acolhe a vontade de Jesus. A água é nossa pobreza, mas aceita por Deus. Maria, a mãe de Jesus, aparece duas vezes na narrativa. Hoje, a Igreja que está no Brasil festeja a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Como em Caná, Maria aponta em duas direções: “Eles não têm vinho” e “Fazei tudo que ele vos disser!... Assim haverá o bom vinho até o fim”. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos esta semana e toda a nossa vida. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos o dia.

Oração a nossa Senhora Aparecida

Contemplação (Vida e Missão)

Celebrando a solenidade de Maria Padroeira do Brasil como quero entregar à sua proteção nossa querida Pátria? Nosso povo brasileiro, nossos projetos sociais, nossos sonhos de justiça e paz, etc.....

Bênção

Ave Maria.....
Maria meiga de Belém, em quem a graça repousou
Maior ternura ninguém tem
Deus nosso Pai te abençoou
Mãe do Senhor a gente diz e tem coragem de sonhar
Que o mundo vai ser mais feliz sabendo amar e perdoar.

E como em Nazaré, vivendo com Jesus e com José
Teu coração só teve amor
Aumenta a nossa fé, no filho que é teu Deus
E faz de nós o povo santo do Senhor. (Pe. Zezinho)

Ir. Carmen Maria Pulga

“Ó Mãe Aparecida, se a senhora resolveu o problema da falta de bebida numa festa, será que não quer resolver os meus problemas também, que são muito mais complicados, são problemas de um brasileiro!?” Hoje celebramos a padroeira do Brasil. Há quem queira que ela seja declarada padroeira só dos católicos. Se fizerem isso, é certo que ela não obedecerá, porque ela obedece à Palavra do Pai. Ela continuará cuidando de todos, sem distinção de raça e religião. A falta de vinho não era tão sem importância para os noivos e sua família, que podiam estar muito constrangidos. Que Nossa Senhora olhe por todos os constrangidos!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.