Fundo
Sábado, 24 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/07/2021

14ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gn 41,55-57, 42,5-7a.17-24a Salmo: Sl 33(32) - Senhor, esteja sobre nós a tua graça.
evangelho
Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! - Mt 10,1-7

Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração com a Palavra, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



Peçamos ao Senhor Jesus Cristo que nos dê um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em sua Palavra. “Envia teu Espírito Santo, Senhor, para que não tenhamos medo de escutar tua Palavra e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o nosso coração, por meio da fé e confiança que depositamos em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe que tipo de poder Jesus confere aos apóstolos? Qual é a missão confiada por Jesus aos seus discípulos? O que representam os doze que foram chamados? Quais as recomendações para a evangelização segundo o coração de Deus?

Evangelho: Mt 10,1-7: Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

“A palavra “apóstolo” significa enviado. Jesus escolheu os primeiros Doze e continua chamando outros ainda hoje. O número doze tem uma importância simbólica, a partir das doze tribos de Israel. É a universalidade da salvação. A missão dos apóstolos é curar as doenças e expulsar os demônios. Essa expressão abrange todo tipo de mal. Isso supõe a autoridade divina que Jesus passa aos seus. Essa evangelização parte da comunidade. Na indicação dos Doze, Pedro sempre ocupa o primeiro lugar. Ele recebeu o poder das chaves e a missão de confirmar os irmãos na fé. Situada no meio do mundo e de suas contradições, a Igreja tem a missão de anunciar a Boa-Nova, sendo Mãe e Mestra. Ela é samaritana e profética, amando e corrigindo.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado(a) a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Mateus reúne num segundo discurso os ensinamentos de Jesus sobre a atividade missionária dos discípulos. Ele escolhe doze apóstolos e lhes dá autoridade para expulsar espíritos imundos e curar males e enfermidades. Em seguida, os envia em missão com algumas recomendações. Eles devem se dirigir ao povo de Israel e anunciar que o Reino dos Céus está próximo. Não devem entrar em território de pagãos nem em cidades de samaritanos. Os judeus, como povo escolhido, são os primeiros destinatários da Palavra. A eles destina-se a missão apostólica do anúncio da proximidade do Reino, da cura de doentes e da expulsão de demônios. O povo de Israel era formado por doze tribos presididas pelos doze filhos de Jacó. Os apóstolos também são doze e presidirão as comunidades dos discípulos de Jesus. Simão Pedro é o primeiro dos Doze. Ele será escolhido para pastorear a Igreja inteira. O Evangelista prefere a locução “Reino dos Céus” à “Reino de Deus” para não correr o risco de pronunciar em vão o nome de Deus. As duas expressões têm o mesmo significado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.