Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/01/2022

Conversão de São Paulo, Apóstolo, festa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 22,3-16 ou At 9,1-22 Salmo: Sl 117(116) - Povos todos, louvai o Senhor!
evangelho
Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova - Mc 16,15-18

Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
Hoje celebramos a conversão de São Paulo, Apóstolo. Rezo:
Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro(a) missionário(a) da tua Palavra.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” Mais do que um chamado, este é um mandato de Jesus para todo cristão.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me a graça de caminhar cada dia seguindo os passos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o com atenção, degustando cada palavra. Quem Jesus envia em missão? Em que consiste essa missão? Quais sinais acompanharão aqueles que crerem? Quem são os destinatários da missão? Qual relação podemos fazer entre o Evangelho e a vida do apóstolo Paulo?

Evangelho: Mc 16,15-18 Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”.

“Fazendo memória da conversão do apóstolo Paulo, nos damos conta de que somos chamados a um encontro pessoal com Jesus. É sobre esse encontro que testemunhamos. E, como suas testemunhas, participamos da missão que foi entregue a toda a Igreja: levar essa Boa Notícia a toda criatura. Nós o encontramos ou ele nos encontrou; e nele reconhecemos o Filho de Deus e sua obra redentora. Essa pregação deve suscitar fé, adesão à pessoa de Jesus e a tudo o que ele ensinou. Nessa fé nos batizamos, renovando nossa vida em Deus e recebendo a graça da filiação divina. A palavra nos pede hoje que cultivemos o encontro pessoal com o Senhor e nos tornemos sempre mais suas testemunhas.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Medite o texto e reflita sobre as palavras que tocarem seu coração.
Deixo-me seduzir pelo Evangelho de Jesus, como Paulo apóstolo se deixou seduzir pela voz do Mestre? Creio que também fui enviado(a) a anunciar a vida, as obras e a Palavra de Jesus?
Quem são as pessoas que hoje aguardam o anúncio do Evangelho?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a conversão do apóstolo Paulo, rezemos pedindo a sua intercessão: “Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida, busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo. Iluminai, animai e abençoai a todos! Amém”. São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Contemplação (Vida e Missão)

Paulo apóstolo de Jesus Cristo, ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.
Repito muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

As últimas recomendações de Jesus antes de subir ao céu pedem para levar o evangelho a todas as pessoas, pois é critério de salvação, ou condenação. Urge evangelizar todo mundo. Este é o desejo do Ressuscitado, que agora se ausenta de forma física, mas age na história através de seus discípulos, que farão o que ele fez em sua missão terrestre. Assim, os anunciadores do evangelho farão os sinais que Jesus fez. Evangelizar não é apenas anúncio de palavras. É ação, assim como também Jesus agiu. Os sinais que a acompanham não são gestos extraordinários, mas apenas símbolos da ação de quem anuncia o evangelho. Expulsar demônios é lutar contra o mal; falar novas línguas é a linguagem do amor que supera as divisões; ficar imunes ao veneno é não se contaminar com ideologias que fazem a cabeça; impor as mãos é comprometer-se com os doentes e sofredores. Paulo foi o apóstolo que melhor entendeu esse apelo de Jesus. Depois de sua conversão (At 9,1ss), tornou-se missionário e percorreu o mundo, gastando toda sua vida no anúncio do evangelho. Ele escreveu: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16). O anúncio do evangelho, hoje, sempre deve vir acompanhado da ação, pois a ação dá autoridade às palavras. Evangelizar sem lutar contra o mal e não se comprometer com os sofredores não é verdadeira evangelização.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.