Fundo
Sábado, 03 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/07/2020

16ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jr 3,14-17 Salmo: (Sl)Jr 31,10-13 - Aquele que dispersou Israel, vai reuni-lo novamente.
evangelho
Jesus explica a parábola das sementes - Mt 13,18-23

“Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Precisamos acolher a Palavra de Deus em nossa vida como a terra boa que recebe a semente. Só assim ela produzirá o seu fruto.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

= O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento da parábola? Quais são os terrenos em que a Palavra é semeada? Qual é o melhor terreno para que a Palavra produza frutos?

“Normalmente as parábolas não vêm acompanhadas de explicação, mas esta reforça o privilégio dos discípulos diante da multidão. Este texto pode ser tomado a partir do semeador ou da semente. Os batizados, em força da graça recebida, têm o compromisso de perpetuar a semente recebida. Ao mesmo tempo, nosso coração é o terreno onde cai a Palavra e pode encontrar, por diferentes motivos, um solo mal preparado e que produzirá pouco. A semeadura acontece ao longo de toda a vida. Qualquer agricultor sabe que o terreno deve ser preparado para acolher a semente com diferentes graus de possibilidades. Não podemos querer o mínimo necessário, mas o máximo possível. Quem muito recebeu, tem obrigação de produzir mais frutos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“A parábola do semeador é de uma simplicidade impressionante. A semente da palavra cai em terrenos humanos, em corações. Esses terrenos, por vezes, são pessoas diversas ou fases de uma mesma pessoa. Como nas vezes em que não estamos abertos à escuta da Palavra e o maligno a rouba do nosso coração; ou quando o entusiasmo nos toma em um momento de nossa caminhada e depois vem o desencanto, isto é, é uma alegria sem raiz; já o coração espinhoso, desse nos livramos pouco, e é quando nos deixamos sufocar pelas preocupações do mundo e suas ilusões, sufocando a Palavra. Então, que nosso terreno interior esteja sempre preparado para ser terra boa e produzir muitos frutos!” (Reflexão de frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra 2017”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

“Jesus Mestre, agradeço-vos as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei, e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Se você for o semeador, persevere até encontrar terreno bom. Se você for o terreno, examine-se e verifique o que significa estar à beira do caminho, o que significa ser pedregoso ou cheio de espinhos. Se for terra boa, por que produz trinta e não sessenta; sessenta e não cem? A semente é a Palavra. A Palavra existe em sua vida: você a ouve, você a lê? Se for o Maligno quem rouba o que foi semeado em seu coração, proteja-se dele. Peça que São Miguel Arcanjo ajude-o na batalha. Em todo caso, esteja atento para não cair em tentação. Quem é de momento, como diz o texto, quem se entusiasma logo e depois não persevera, procure aprofundar a Palavra, exercite a vontade para que não seja fraca; mortifique-se, deixe de lado o que é bom para você, para ter força de rejeitar o que não convém. São Sarbélio Makhluf, o santo de hoje, dizia: “A pobreza favorece a salvação. A frugalidade fortalece a alma. Quero viver nas privações, ignorando os prazeres e as doçuras deste mundo. Quero ser o servidor de Cristo e de meus irmãos”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.