Fundo
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/05/2021

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 17,15.22-18,1 Salmo: Sl 148 - Céu e terra louvam o Criador!
evangelho
O Espírito da Verdade vos guiará em toda a verdade - Jo 16,12-15

“Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Senhor nos convida a escutar os ensinamentos que ele nos dará através do Espírito da Verdade. Como Bom Mestre ele nos faz compreender sua mensagem e os mistérios divinos na medida de nossa capacidade de compreensão, ao longo de nossa história individual e social.


“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e procure identificar sua mensagem central. Leia-o quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras e os versículos que mais lhe chamam atenção.

Evangelho: Jo 16,12-15 “Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar.”

“Há coisas que os discípulos serão capazes de compreender só após a morte e ressurreição de Jesus, conduzidos pelo Espírito da Verdade. O próprio Jesus havia adiantado: quando vier o Espírito Santo, ele vos fará compreender todas as coisas. Os apóstolos, segundo a mentalidade comum, imaginavam um Messias vitorioso. Com base em sua miopia, entendiam as palavras do Mestre sempre dentro desse viés. “É agora que vai chegar o seu Reino”, perguntaram algumas vezes. A vinda do Espírito Santo vai mudar a mentalidade deles, antes humanas, agora espirituais. E isso mudará também seu modo de agir. O texto carrega toda uma dimensão trinitária. O Espírito vem iluminar as palavras do Filho, intérprete da vontade do Pai.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
A meditação é um caminho para escutar a voz do Senhor. Silencie seu coração neste momento e escute o que Deus, Pai bom e misericordioso, tem a lhe dizer. Permita que a Palavra se misture com a sua vida e abra o seu coração para acolher o que o Senhor lhe diz.

Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja!
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do senhor Jesus!
Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa!
Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém. (Papa Paulo VI)

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de passar este dia, com o ensinamento do Senhor?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus não disse tudo e, de tudo o que disse, nem tudo foi escrito. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele guiará a comunidade dos discípulos ao longo dos tempos para que ela compreenda sempre mais não o que é a verdade, mas quem é a Verdade. A Verdade é Jesus. “O que é a verdade?”, perguntou Pilatos a Jesus, sem esperar pela resposta. Ele estava diante da Verdade e não a viu. O Espírito dará ao ser humano a possibilidade de experimentar a Verdade. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Jesus é tanto o caminho verdadeiro para a vida como o caminho para a verdadeira vida. O Espírito da Verdade nos dá o conhecimento íntimo de Jesus. O professor André Neher, refletindo sobre “Profetas e Profecias”, viu que os profetas de Israel buscaram conhecer a Deus pelo Espírito e expressar tal conhecimento pela Palavra. No entanto, na vida de cada profeta, depois de um momento de claridade, o Espírito se desvanece e a Palavra se faz silêncio, mas não desaparecem. Prolongam-se e se manifestam na vida do povo. O Espírito é um princípio absoluto de revelação, diz Neher. É a presença íntima de Deus na criação. O Espírito é a imagem da vida, é o vento, o ar, cuja ausência causa a perda da vida. É a presença de Deus em nós com quem nos unimos em mística união e de quem, no silêncio, recebemos o conhecimento da Verdade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.