Fundo
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/02/2024

2ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 18,18-20 Salmo: Sl 31(30) - Tu que resgatas, Senhor, Deus fiel.
evangelho
O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos - Mt 20,17-28

Enquanto subia a Jerusalém, Jesus tomou à parte os Doze e pelo caminho lhes disse: “Estamos subindo a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e escribas, que o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, para ser escarnecido, flagelado e crucificado; e ao terceiro dia será ressuscitado”. Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, e prostrou‑se para fazer‑lhe um pedido. Ele lhe perguntou: “O que desejas?” Respondeu ela: “Promete que, em teu reino, estes dois filhos meus se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda”. Mas Jesus respondeu: “Não sabeis o que pedis! Sois capazes de beber o cálice que estou para beber?” Eles lhe responderam: “Somos capazes”. Ele lhes disse: “Meu cálice certamente bebereis, mas sentar‑se à minha direita ou esquerda não compete a mim concede‑lo. Isso é para os que meu Pai tiver preparado”. Tendo ouvido isso, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Mas Jesus, chamando‑os, lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações exercem seu senhorio sobre elas e que os grandes impõem sua autoridade. Não deve ser assim entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar‑se superior entre vós seja vosso servidor, e quem quiser ser primeiro seja vosso escravo; do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”


"Pai Celestial, eu te agradeço pelo sacrifício supremo de teu Filho, que na cruz se entregou por amor a nós.
Que a lembrança de sua paixão e morte me inspire a carregar minha própria cruz com fé e esperança, seguindo os seus passos.
Concede-me a graça de compreender e aceitar o mistério do sofrimento, unindo minhas dores às de Cristo pela redenção do mundo. Amém."

Leitura (Verdade)

A preocupação de alguns seguidores de Jesus era bem diferente do que Jesus lhes havia pregado. Jesus adverte que o Projeto do Reino tem outros caminhos. Faça a leitura do texto atentando para essas diferenças de postura: a humana e a divina.

Evangelho: Mt 20,17-28 Enquanto subia a Jerusalém, Jesus tomou à parte os Doze e pelo caminho lhes disse: “Estamos subindo a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e escribas, que o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, para ser escarnecido, flagelado e crucificado; e ao terceiro dia será ressuscitado”. Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, e prostrou‑se para fazer‑lhe um pedido. Ele lhe perguntou: “O que desejas?” Respondeu ela: “Promete que, em teu reino, estes dois filhos meus se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda”. Mas Jesus respondeu: “Não sabeis o que pedis! Sois capazes de beber o cálice que estou para beber?” Eles lhe responderam: “Somos capazes”. Ele lhes disse: “Meu cálice certamente bebereis, mas sentar‑se à minha direita ou esquerda não compete a mim concede‑lo. Isso é para os que meu Pai tiver preparado”. Tendo ouvido isso, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Mas Jesus, chamando‑os, lhes disse: “Sabeis que os chefes das nações exercem seu senhorio sobre elas e que os grandes impõem sua autoridade. Não deve ser assim entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar‑se superior entre vós seja vosso servidor, e quem quiser ser primeiro seja vosso escravo; do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”.

“Os discípulos não entendiam que seguir Jesus era ir com ele até o Calvário. Apesar de tudo o que o Mestre lhes havia ensinado, eles ainda esperavam participar de um reinado grandioso, como o de Davi e o de Salomão. Tanto que a mãe de alguns ousou aproximar-se de Jesus e lhe pedir um cargo honroso para seus filhos. Ao perceber que entre seus discípulos estava forte a tentação de obter privilégios, Jesus aproveitou a oportunidade para deixar bem claro que a lógica de seu Reino não é como a do mundo. No mundo dominam a grandeza e o poder; no seguimento de Jesus devem imperar o serviço e o amor-doação. Somos eternos aprendizes nessa difícil missão. Que Jesus, o Crucificado, nos dê força e humildade”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.
Qual sua preocupação no caminho com Jesus?

Oração (Vida)

Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o/a cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você.
Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.
Reze também pelas autoridades que governam os povos e as nações.

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

São Marcos, que escreveu antes, diz que Tiago e João pediram a Jesus os primeiros lugares no Reino dos Céus. São Mateus, que escreveu depois, talvez percebendo o constrangimento gerado pela cena, disse que não foram eles que pediram, mas a mãe deles. Uma boa saída de São Mateus. Poder e prestígio sobem à cabeça até dos apóstolos. É preciso ouvir continuamente Jesus dizendo: “Entre vós não será assim!”; “O maior é aquele que serve!”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.