Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/02/2021

Santa Escolástica, Virgem, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Gn 2,4b-9.15-17 Salmo: Sl 104(103) - Senhor, meu Deus, como és grande!
evangelho
O que sai da pessoa é que a torna impura - Mc 7,14-23

Chamando outra vez a multidão, dizia: “Escutai-me, vós todos, e compreendei! Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura”. Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe faziam perguntas sobre essa parábola. Ele lhes disse: “Também vós não entendeis? Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?” Assim, ele declarava puro todo alimento. E acrescentou: “O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem faz perguntas para Jesus?

“Na condição de Mestre, Jesus esclarece o sentido das antigas tradições do povo. Ele não abole a noção de pureza e impureza, mas a reveste de novo significado. Pureza e impureza provêm do interior de cada um e não do exterior, como é o caso dos alimentos. Essa noção permitirá, na comunidade cristã, que todos possam sentar-se juntos numa só mesa para uma única refeição. Mais uma vez, é destacado o valor que a lei quer promover. O coração é uma mediação para o bem ou para o mal. O verdadeiro pecado é cometido no coração. É esclarecedora a posição diante do adultério. O pensamento caminha sempre à frente da ação. Por outro lado, é do coração que brotam as boas iniciativas. Ele bate por mil motivos, de preferência por amor.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Vamos trazer o texto para a nossa vida. A Palavra de Deus é critério para purificar o coração . Como discípulo (a) de Jesus quais perguntas eu faria para Jesus Mestre me esclarecer, hoje? Perguntas a respeito da minha vida, das minhas relações, da minha realidade.
Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido das palavras: “É, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez”.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os preceitos relacionados aos alimentos eram sábios e tinham por objetivo preservar a saúde dos indivíduos e da comunidade. Eram resultado de experiências, as quais, repetidas, passavam a fazer parte da sabedoria popular. Acontecia, porém, que os intérpretes, para que os preceitos fossem observados, diziam que eram vontade de Deus. Não os observar tornava as pessoas religiosamente impuras. A observância externa pode encobrir atitudes interiores que não condizem com o que aparece por fora. Posso jejuar com o coração cheio de ódio por alguém. Mas também posso jejuar para diminuir esse ódio. Nós somos complicados e contraditórios; por isso quanto mais nossa mente for povoada por ideias claras, melhor. A meditação do Evangelho nos ajuda. Não temos alimentos proibidos, mas podemos ter o coração habitado por más intenções. O melhor é evitar o que prejudica os outros.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.