Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/05/2021

5ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 16,1-10 Salmo: Sl 100(99) - Servi ao Senhor com alegria!
evangelho
O servo não é maior do que o seu senhor - Jo 15,18-21

“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E, se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que hoje nos convida a crescer na confiança em sua presença e a viver a nossa fé com coragem quando surgirem as perseguições. Jesus nos lembra: “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”. Que o Senhor, por meio de sua Palavra, nos anime e encoraje na nossa missão de sermos sal e luz do mundo.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que o leproso pede a Jesus? E o que Jesus faz?

Evangelho: Jo 15,18-21 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”

“Já nos primeiros dias da vida de Jesus, o velho Simeão garantiu que ele seria sinal de contradição. Os discípulos de Jesus devem esperar igual sorte. O evangelista João trabalha muitas vezes com antíteses. Ele trata o tema do amor, mas também do ódio. É o ódio que o mundo tem por Jesus e, por consequência, por seus discípulos. Esse ódio se manifesta pelas perseguições. A escolha é a separação do mundo. Os discípulos já não mais pertencem ao mundo. Fora dos seus domínios, o mundo os odeia. A vida é um duro combate, os discípulos escolhem a luz, desprezando as trevas: escolhem o amor, excluindo o ódio. A perseguição acaba tendo um resultado positivo: ela purifica e amadurece a fé dos discípulos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? O que significa sermos escolhidos por Jesus do meio do mundo? Qual é a missão do cristão no mundo? O que a Palavra lhe pede neste dia?

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Se vocês fossem do mundo, o mundo gostaria de vocês como gosta do que é dele. Como não são do mundo, são perseguidos.” O mundo persegue os seguidores de Cristo porque, não conhecendo a Deus, não conhece aquele que ele enviou. Nada de estranho, portanto, se um cristão não é compreendido por querer viver como cristão. Nada de estranho se quem luta pela justiça e se põe decididamente ao lado dos que foram excluídos da vida social seja questionado e perseguido. Nada de estranho se alguém dentro da própria Igreja, procurando ser mais parecido com Jesus, não seja compreendido e seja criticado. Perseguição e martírio são realidades na vida cristã desde sempre e continuam sendo ainda hoje. Há muitas formas de perseguição, expressas em hostilidades por causa de Jesus Cristo ou por causa da prática de seus ensinamentos. Alguns permaneceram firmes na fé em Jesus Cristo e serão mortos, e outros serão mortos porque defenderam um camponês injustiçado. O fato é que em toda parte, de alguma maneira, os cristãos são perseguidos por sua fé. São atacados, discriminados no trabalho e na vida pública, correm risco de violência, de prisão, de tortura, de morte. O testemunho que dão é corajoso. Não desistem e mantêm-se firmes na fé que demonstram nas ações.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.