Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/02/2022

4ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Eclo 47,2-13 Salmo: Sl 18(17) - Seja exaltado o Deus meu salvador.
evangelho
Pede-me o que quiseres, e eu te darei - Mc 6,14-29

O rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois o nome dele tinha-se tornado muito conhecido. Alguns até diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos, e é por isso que atuam nele essas forças milagrosas!” Outros diziam: “É Elias!” Ainda outros: “É um profeta como um dos antigos profetas”. Depois de ouvir isso, Herodes dizia: “Esse João, que eu mandei decapitar, ressuscitou”. De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho proposto para a nossa meditação nos apresenta o martírio de São João Batista. Em nossa oração, mantenhamos presente o testemunho de tantos mártires que entregaram e continuam entregando a sua vida pelo Cristo. Que seu testemunho nos motive a viver com radicalidade a nossa fé.


Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Faça uma segunda leitura e se detenha nos personagens. Por qual motivo a voz do Batista foi silenciada brutalmente? Qual é a posição do rei diante do pedido da filha de Herodíades? Que outros elementos podem ser destacados no texto?

Evangelho: Mc 6,14-29 Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”

“João Batista teve a missão de preparar os caminhos para o Messias, Jesus. Pregou a conversão dos pecadores, chamou os errados para o caminho certo. Herodes, rei da Galileia, além de toda violência que promovia, também estava dando mau exemplo ao casar-se com a cunhada. Herodíades, a nova esposa do rei, começou a perseguir João Batista pelas denúncias que ele fazia. Assim, o profeta acabou preso e degolado na prisão. Falar a verdade, ser fiel à realização de sua missão, tem um preço. João Batista foi fiel à sua missão, denunciando o erro e perseverando na provação. O cristão participa com Cristo também de sua missão profética: anunciar a verdade, combater o erro e a mentira”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Herodes é a figura do poder corrompido e embrutecido pela vaidade e pela ostentação. Mandou decapitar João Batista por covardia, mesmo sabendo que matava um profeta de Deus. Ficou triste e mesmo assim não foi em favor da vida. O que move e transforma vidas e o mundo é a solidariedade e a compaixão. Como são meus sentimentos diante de quem me confronta? Minhas atitudes são em favor da vida?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.

Conclua com a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A ação de Jesus começa a despertar opiniões do povo a seu respeito: quem é ele? Para alguns, é possuído por Belzebu. Para outros, alguém que perdeu o juízo etc. Mas existe uma prerrogativa: seria Elias (Ml 3,23s) ou algum profeta? Também Herodes se questiona, julgando-o ser João Batista ressuscitado. Nenhuma opinião é correta. Ele não é visto como o Messias (Mc 8,27-30). Nas indagações, Marcos prepara sua cristologia, que culmina na cruz (15,39). O martírio de João vem narrado sob o pano de fundo dos antigos profetas: Natan (2Sm 12,1ss), Elias ante Acab e Jezabel (1Rs 18–19). É prenúncio do martírio de Jesus que já se desenha em Marcos. A ação pastoral, hoje, deve definir quem é Jesus, pois dessa definição deriva a missão. Para tanto, não deve temer as perseguições, tampouco o martírio.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.