Fundo
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/03/2020

3ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,25.34-43 Salmo: Sl 25(24) - Lembra-te, Senhor, do teu amor.
evangelho
Quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? - Mt 18,21-35

Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. O Reino dos Céus é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.
Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos pés dele, suplicava: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei’. Mas o servo não quis saber. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: ‘Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: “Senhor, eis-me aqui”. Repito com mais consciência: “Senhor, eis-me aqui.” Escuto agora o Evangelho da liturgia de hoje.

Leitura (Verdade)

Por que você acha que Jesus falava em parábolas? Relei-a mais vezes esta parábola do Reino. Você se identifica com algumas dessas atitudes?
“O perdão é um tema retomado muitas vezes no Evangelho. Não se trata de um piedoso conselho, mas a salvação passa por aí. Deus perdoa sempre e perdoa tudo, mas, em contrapartida, devemos perdoar. Com a mesma medida que julgarmos, seremos julgados. O primeiro devedor tinha uma dívida impagável e pede o parcelamento. O senhor fez mais: perdoou-lhe a dívida. Em seguida, esse mesmo devedor encontra um companheiro que lhe devia pequena quantia e exige que a pague – sem parcelas – ou iria para a cadeia. Um descendente de Caim, Lamed, queria vingar-se setenta vezes. Pedro imagina que perdoar sete vezes seria algo memorável. Jesus quer mais: perdoar sempre. No Pai-Nosso arriscamos um critério: “Perdoai-nos, assim como nós perdoamos”. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Relendo a própria história percebemos a paciência infinita de Deus para conosco. Com tantos ensinamentos de Jesus sobre o perdão, a compaixão, a misericórdia quanto eu já assimilei desta sabedoria? Compreendi que esta sabedoria é o que Deus mais ama?

Oração (Vida)

Rezo a exortação do apóstolo Paulo: “não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gl 6,9).

Contemplação (Vida e Missão)

Um dos objetivos da Campanha da Fraternidade -2020 é: Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho. Com que atitude quero estar em comunhão com a Igreja neste objetivo? Verbalize o que você determina como gesto concreto.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

É nossa missão introduzir no mundo o perdão, que o mundo não conhece. A força do perdão é transformadora. Perdoe aqui na terra para ser perdoado no céu.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.