Fundo
Sábado, 22 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/06/2024

10ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 19,19-21 Salmo: Sl 16(15) - O Senhor é minha parte da herança.
evangelho
Que vossas palavras sejam simplesmente ‘sim, sim’ e ‘não, não’ - Mt 5,33-37

Também ouvistes o que foi dito aos antepassados: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás teus votos ao Senhor’. Mas eu vos digo: não jureis em absoluto! Não jureis pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado dos pés dele; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei! Não jures nem por tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto sequer um cabelo! Que vossas palavras sejam simplesmente ‘sim, sim’ e ‘não, não’; o que for além disso é do Maligno!

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



Pela escuta e meditação da Palavra, somos convidados pelo Senhor a viver os seus ensinamentos. Jesus nos ensina que nossa vida fraterna tem de ser marcada pela verdade, pela confiança e sinceridade. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?

Evangelho: Mt 5,33-37 “Também ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não jurarás falso e cumprirás teus votos ao Senhor. Mas eu vos digo: não jureis em absoluto. Não jureis pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. Não jures nem por tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto sequer um fio de cabelo. Que vossas palavras sejam simplesmente sim e não; o que for além disso é coisa do Maligno.”

“Na Bíblia, o nono mandamento proíbe dar falso testemunho contra o próximo. O juramento era uma promessa acompanhada de uma invocação da divindade. Jesus prefere que não se jure de modo algum, nem pelo céu, nem pela terra, nem por nada. Se Jesus prescreve não jurar em hipótese alguma, é porque o homem não pode comprometer Deus na sua palavra humana. Isso seria uma tentativa de submeter Deus ao nosso compromisso. Se tenho consciência da minha opção por Cristo, minha vida já pertence à verdade. Esse é o testemunho que podemos oferecer a este mundo, tão dilacerado por mentiras e discursos falsos. O Evangelho exige transparência, o que significa agir segundo a verdade do coração, sem usar máscaras.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A escuta e a meditação da Palavra nos levam a contemplar a face do Senhor nos irmãos e irmãs. Precisamos ser sinceros no amor.
Como faço minhas opções no amor? Amo apenas o que é amável? Uso de falsidade a fim de agradar alguém?
Sou uma pessoa honesta: afirmo “sim” quando é “sim” e “não” quando é “não”?
No Senhor está a verdade, a confiança, o perdão. É nessa estrada de Jesus que eu caminho?

Oração (Vida)

Vivendo num mundo diversificado e plural como o nosso, em que os enganos e embustes estão na ordem do dia, a recomendação que o Senhor nos dirige, hoje, é de muita atualidade. Peçamos, pois, que o Senhor nos conceda cumprir com firmeza e determinação sua vontade em cada momento de nossa vida. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus? Como você reza essas palavras do Evangelho de hoje?

Conclua com a oração do Pai Nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (...) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

Ir. Carmen Maria Pulga

Aos antigos foi dito que não se deve jurar falso. É o que diz o oitavo mandamento, que manda não levantar falso testemunho. Jesus prefere que não se jure de modo algum, nem pelo céu, nem pela terra, nem por nada. Temos que ser gente de palavra. Nosso sim é sim, nosso não é não. Pecar contra este mandamento é pecar contra a verdade e, com isso, prejudicar a vida dos outros. É o pecado da mentira. Isso acontece nos relacionamentos pessoais e nos relacionamentos sociais. Os meios de comunicação, por exemplo, podem distorcer a verdade mesmo transmitindo um fato acontecido. A boa ou má intenção nos acompanha sempre. A maneira como as coisas são veiculadas, ou simplesmente ditas, pode induzir ao erro. O que dizemos dos outros pode não ser verdade ou pode ser dito de maneira a ser mal-entendida e prejudicial ao outro. Todos temos direito a nossa boa fama. Ninguém tem o direito de denegrir nosso nome, espalhando notícias, mesmo verdadeiras, com o intuito de nos prejudicar. Não se deve diminuir ou destruir a boa reputação e a honra a que todos temos direito. Quem jura falso chama Deus por testemunha em seu favor, ou alguém ou alguma coisa respeitável. Por isso Jesus prefere que não se jure por ninguém nem por nada.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.