Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/10/2023

26º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Br 1,15-22 Salmo: Sl 79(78) - Ó Deus, nações entraram em tua herança.
evangelho
Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou - Lc 10,13-16

Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se os prodígios realizados entre vós tivessem sido realizados em Tiro e Sidônia, há muito se teriam convertido vestindo-se com panos grosseiros e sentando-se sobre cinzas. Por isso, no juízo haverá mais tolerância para Tiro e Sidônia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Ao abismo descerás! Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra nos faz construir em cada dia nossa vida e nosso interior se solidifica na verdade de Cristo.

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”


Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida.

Leitura (Verdade)

São claras as Palavras de Cristo: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”

Evangelho: Lc 10,13-16 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se os prodígios realizados entre vós tivessem sido realizados em Tiro e Sidônia, há muito se teriam convertido vestindo- -se com panos grosseiros e sentando-se sobre cinzas. Por isso, no juízo haverá mais tolerância para Tiro e Sidônia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Ao abismo descerás! Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”

“A extrema dedicação de Jesus não é compreendida nem aceita em determinados lugares. Onde havia mais facilidade em reconhecê-lo como Filho de Deus era o lugar onde ele tinha maior rejeição. Quando Jesus usa a expressão “ai de ti” é porque as tentativas foram muitas e os resultados deixaram a desejar. Por ser um Reino de justiça, Jesus não deixa de ser bom quando exige uma nova postura. Ele mostra a face da exigência e da radicalidade do Evangelho. Quando há coerência de vida, seguir Jesus não se torna difícil nem impossível. Porém, é imprescindível acolher decididamente a pessoa de Jesus, sua Igreja e atualizar sua missão. Ser cristão é não ser indiferente em um mundo que precisa do amor de Deus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Ser cristão é não ser indiferente em um mundo que precisa do amor de Deus.” Por maior admiração que Jesus provocasse, nem todas as cidades, vilas e pessoas acolhiam seu convite para a conversão e pertença ao Reino dos Céus.
Como me encontro diante desta realidade?
Como acolho o convite para mudar atitudes que não sintonizam com o Evangelho de Cristo?

Oração (Vida)

Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento de intimidade com o Mestre.
Pode concluir com esta oração de João Paulo II:
Senhor Jesus, abra meu coração a tua Palavra, faze que eu a acolha com fé e a ponha em pratica com generosidade.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

A oração é alimento para nossa fé e nossa missão como cristãos. A Palavra de Deus ilumina nossa existência, pois só ele pode satisfazer nossa vida inteira! O Evangelho é fonte inesgotável de vida e de salvação. Como você se propõe beber desta água viva?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quase todo o ministério público de Jesus, ele o realizou nos territórios junto ao lago de Genesaré, também conhecido como mar da Galileia ou lago de Kineret. Corazim, Betsaida e Cafarnaum são cidades à beira do lago. Depois da saída de Nazaré, Jesus veio residir em Cafarnaum. Estas cidades ouviram a pregação do Reino de Deus, viram as curas miraculosas feitas pelo Filho de Deus. Tiro e Sidônia são cidades da Fenícia, à beira do mar Mediterrâneo. O Evangelho dá notícias de que Jesus também esteve, meio às escondidas, nesses territórios. O raciocínio de Jesus é bastante simples: se Tiro e Sidônia tivessem visto os milagres que foram feitos nas três cidades da beira do lago, elas teriam se convertido e feito penitência. Jesus utiliza a linguagem da invectiva, um gênero literário tipicamente profético, que consiste no uso de uma ameaça, iniciada com a expressão “ai de ti”. Muitos não escutarão a voz de Cristo; permanecerão endurecidos em seus esquemas. Ao final, Jesus estabelece a comunhão entre ele, o discípulo e o Pai. Não deixemos que a graça de Deus passe em vão!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.