Fundo
Domingo, 30 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/06/2024

Santo Irineu, Bispo e mártir - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 2Rs 25,1-12 Salmo: Sl 137(136) - Como cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira.
evangelho
Quero. Sê purificado! - Mt 8,1-4

E, ao descer da montanha, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, prostrou-se diante dele e disse: “Senhor, se queres, podes purificar-me”. Ele estendeu a mão e o tocou, dizendo: “Quero. Sê purificado!” E imediatamente ficou purificado de sua lepra. Então Jesus lhe disse: “Vê, não digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferenda que Moisés prescreveu, como testemunho para eles!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Deixemos nossas preocupações e coloquemo-nos aos pés do Mestre Jesus. Voltemos nosso olhar para nosso santuário interior e escutemos o convite de Deus para seguir suas inspirações.
Aproximemo-nos de Jesus com a fé e a confiança do leproso que o Evangelho nos apresenta hoje.


Espírito Santo, meu intimo guia, tu não me indicas apenas o exterior da vontade divina. Tu a traduzes para mim num esclarecimento interior. Ajuda-me a acolher com o coração limpo a Palavra do Evangelho que vou meditar e rezar.
Acolher a Palavra no coração é plantar nele a verdade de Cristo, que nos liberta e nos faz ser dignos filhos e filhas de Deus.

Leitura (Verdade)

Diante do homem sofredor Jesus não teme transgredir as normas da religião. Toca o leproso e o cura da doença e da exclusão. Leia o Evangelho observando as atitudes do leproso e as de Jesus.

Evangelho: Mt 8,1-4 E, ao descer do monte, grandes multidões o seguiram. Um leproso, tendo-se aproximado, prostrou-se diante de Jesus e disse: “Senhor, se queres, podes purificar-me”. Ele estendeu a mão e o tocou, dizendo: “Quero! Sê purificado!” E imediatamente ficou purificado de sua lepra. Então Jesus lhe disse: “Tem cuidado para não dizer nada a ninguém; porém, vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda que Moisés prescreveu, como testemunho para eles”.

“Jesus não se retrai diante da pessoa excluída, antes, aproxima-se, estende a mão, reintegra a pessoa na comunidade e na comunhão com Deus; elimina, assim, o equívoco de que Deus esteja na origem de nossos males. O leproso se aproxima em profissão de fé: “Se queres, podes purificar-me”. É um encontro de corações abertos ao amor compaixão e o ao amor confiante. E nessa sintonia amorosa acontece o milagre. Jesus está dizendo que tudo pode ser diferente a partir de um relacionamento amistoso. Há aí um encontro amoroso de fé e respeito, um encontro onde acontece a entrega à vontade de Deus e a devolução da sua misericórdia. A transformação só é possível nesse pacto de amor e fé.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Sê curado”, foi a resposta de Jesus ante aquele homem, rejeitado por tudo e por todos. Jesus cura o leproso sem lhe impor nenhuma condição. Após a cura, recomenda-lhe que cumpra o que está prescrito na Lei do Senhor.
Eu guardo algum preconceito com as pessoas portadoras de alguma limitação, vicio ou doença?
Tenho compreensão e procuro ter atitudes libertadoras diante dos excluídos da sociedade, ou exijo condições, por vezes impossíveis, para que eu seja misericordioso/a?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, dirija-se ao Pai e diga-lhe o que desejar. O leproso disse a Jesus: “Senhor, se quiseres, tens poder de purificar-me.” E você, o que gostaria de pedir a Jesus, que escuta os nossos pedidos e as necessidades do seu povo?
“Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste novo dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus. Que o teu Espírito Santo me faça fiel discípulo/a e verdadeiro/a no seguimento de sua Palavra. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs unidos em comunidade de fé.Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-lhe meu desejo de confiar sempre em seu amor por nós.

Bênção

“Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênçãos por herança”. (1 Pedro 3,9) - Abençoe-nos, Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Um leproso se dirigiu assim a Jesus: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Primeiro o chama de Senhor, e não de mestre ou rabi. O termo grego traduz o vocábulo hebraico “Adonai”, usado na Bíblia para o nome de Deus. Portanto, o leproso estaria fazendo uma profissão de fé à divindade de Jesus ou ao menos reconhecendo que um mistério envolvia a pessoa de Jesus. “Se queres”, diz o leproso, aceitando que se faça a vontade do Senhor Jesus, não a dele. O leproso reconhece que Jesus tinha o poder de curá-lo, mas podia não querer; e, se não quisesse, Jesus mesmo saberia por quê. Esse homem dirige-se ao Senhor com sábia humildade. Ele gostaria de ser curado. Aquele, porém, que é o Senhor da história, sabe o que é melhor para cada um de nós. Nós somos seres imperfeitos e sujeitos a enfermidades. Imperfeição e limitação fazem parte da nossa existência humana. Podia ser diferente? Talvez! Certamente se não tivesse havido o pecado. Ao dizer como resposta ao pedido do leproso: “Eu quero, fica purificado”, Jesus está dizendo que tudo pode ser diferente a partir de um relacionamento amistoso, como aquele que estava acontecendo. Há aí um encontro amoroso de fé e respeito, um encontro onde acontece a entrega à vontade de Deus e a devolução da sua misericórdia.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.