Fundo
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/09/2024

S. Roberto Belarmino – S. Hildegarda de Bingen – 24º Semana do tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 12,12-14.27-31a Salmo: Sl 100(99) - Nós somos o seu povo e seu rebanho.
evangelho
Ressurreição do filho de uma viúva - Lc 7,11-17

Depois disso, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, acompanhado de seus discípulos e de grande multidão. Quando se aproximava da porta da cidade, estava sendo carregado para fora um morto, filho único de sua mãe, que era viúva; uma numerosa multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor foi tomado de compaixão por ela e disse-lhe: “Não chores!” E, aproximando-se, tocou o féretro, e os que o carregavam pararam. Então disse: “Jovem, eu te digo: levanta-te!” O morto ergueu-se e começou a falar; e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram atemorizados e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós”, e: “Deus visitou seu povo”. A notícia a respeito dele espalhou-se por toda a Judeia e por toda a região circunvizinha.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Ele pisou as estradas empoeiradas da Palestina, indo ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra. Coloque-se também nesta atitude de encontro e escuta....

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Relembre outros textos bíblicos que abordam a presença e a ação das mulheres. Jesus, o rosto e o coração do Pai misericordioso, é o Senhor da Vida. Perceba isso contemplando e rezando esta cena.

Evangelho: Lc 7,11-17 Depois disso, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, acompanhado de seus discípulos e de grande multidão. Quando se aproximava da porta da cidade, estava sendo carregado para fora um morto, filho único de sua mãe, que era viúva; uma numerosa multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor foi tomado de compaixão por ela e disse-lhe: “Não chores!” E, aproximando-se, tocou o féretro, e os que o carregavam pararam. Então disse: “Jovem, eu te digo: levanta-te!” O morto ergueu-se e começou a falar; e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram atemorizados e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós”, e: “Deus visitou seu povo”. A notícia a respeito dele espalhou-se por toda a Judeia e por toda a região circunvizinha.

“Neste relato, temos o encontro de duas multidões. Nas portas da cidade de Naim, Jesus e grande multidão querem entrar. A viúva, o morto e outra multidão estão para sair. A multidão que entra com a vida e a multidão que sai com a morte. No encontro, Jesus detém a morte e faz explodir a vida. O povo se une para proclamar a visita de Deus. O Deus da surpresa, da compaixão, do consolo, da promessa de vida. Um Deus que se aproxima, toca, levanta, entrega. Um Deus solidário que colhe as lágrimas da mãe desamparada e vai ao seu encontro. Quanta compaixão em Jesus! Em Naim, Deus visitou o seu povo. Que ele nos visite também enquanto choramos nossas mortes e ressuscite em nós a esperança e a alegria da vida!” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus é o Filho de Deus, Senhor de tudo, aquele por quem e para quem foi criado o Universo. O “Sopro” de Vida está em seu poder. A vida nesta terra e na eternidade. O seu “Sopro” de amor que tudo movimenta e sustenta.
Como você avalia seu respeito à vida, em todas as dimensões e de todos os seres, cada um com a finalidade com que o Amor os criou?
Como sua fé o/a sustenta diante do sofrimento na separação físico-afetiva (morte terrena) de seus entes queridos?
Senhor, Deus de benevolência e compaixão, tende piedade de nós, que somos extremamente necessitados de vós!

Oração (Vida)

A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Ore por alguém que está chorando hoje....
Se desejar, reze também com algum Salmo ou com a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele devolva a vida a toda a boa inspiração que carrego morta dentro de mim.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

: A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023. Comentário – A viúva de Naim é um relato próprio de São Lucas, que não se encontra nos outros Evangelhos. Um enterro de um filho único, uma viúva que chora, uma multidão que a acompanha e se encontra com outra multidão à porta da cidade, que acompanha Jesus. Duas procissões, uma alegre e outra triste. E desse encontro surge a vida, porque o Senhor da vida se comove com o sofrimento da pobre senhora que era viúva e perdera seu filho único. Em nível de fé, tudo se resolve com facilidade e rapidez. Em nível humano, o ambiente é triste, de dor, marcado profundamente pela separação que não tem retorno. “Somente quem já viveu este terrível passado poderá compreender a perda de um filho amado”, canta a trova. A fé nos diz de forma objetiva que a mãe um dia se encontrará com o filho, que agora vive feliz diante de Deus. A mãe também experimentará a morte assim como todos os que a consolam, até mesmo o Senhor Jesus. Quem tem fé pode olhar a morte como uma passagem rápida, mas aquele que fica sente a dor da saudade.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.