Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/05/2023

5ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 14,5-18 Salmo: Sl 115(113B) - Não a nós, Senhor, não a nós!
evangelho
Se alguém me ama, guardará minha palavra - Jo 14,21-26

"Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama, e quem me ama será amado por meu Pai; também eu o amarei e me manifestarei a ele”. Disse‑lhe Judas, não o Iscariotes: “Senhor, por que vais te manifestar a nós e não ao mundo?” Respondeu‑lhe Jesus: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras, e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai, que me enviou. Essas coisas vos tenho falado estando ainda convosco, mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse."

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que hoje nos convida a permanecer nele fieis à sua Palavra. Promete morar em nós Ele, o Pai e o Espírito de Amor fazendo, no segredo de nosso ser, sua morada, Templos do Altíssimo. Deixemos que Deus more em nós, nos habite e nos transforme.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com atenção acolhendo as promessas maravilhosas que Jesus oferece para aqueles que permanecem no seu amor.

Evangelho: Jo 14,21-26 "Quem tem meus mandamentos e os guarda, este é que me ama, e quem me ama será amado por meu Pai; também eu o amarei e me manifestarei a ele”. Disse‑lhe Judas, não o Iscariotes: “Senhor, por que vais te manifestar a nós e não ao mundo?” Respondeu‑lhe Jesus: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras, e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai, que me enviou. Essas coisas vos tenho falado estando ainda convosco, mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse."

“O amor é surpreendente, pois permite diferentes experiências, enquanto a vida vai somando dias, rumo ao significado maior. Guardamos detalhes das pessoas que amamos. Isso faz um bem enorme, pois viver só tem sentido se houver uma profunda experiência que contempla o amar e o ser amado. Assim como guardamos coisas das pessoas que amamos, o cristão é chamado a guardar as palavras de Jesus. Vivemos em um mundo de muitos meios e de infinitas palavras. Porém, as palavras de Jesus conseguem sustentar nossa caminhada. Em cada celebração, somos privilegiados por dois alimentos: a Palavra e o Pão. Como é feliz a vida de quem guarda as palavras de Jesus e se alimenta da Eucaristia. Não nos falta nada.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus é um “Mestre da vida”. Ele ensina a viver. Não veio para ensinar ciência, economia, tecnologia ou qualquer outra arte, senão arte de bem viver, de viver com ternura, misericórdia, justiça, amor e nos ensinar a construir um mundo mais humano, justo e fraterno. Ele abre a nossa vida para uma esperança definitiva no Mistério de Deus.
Que desejos movimentam suas energias e suas buscas?
Que sentimentos habitam em você?
Que projetos são a motivação para seu agir?

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem ama Jesus Cristo cumpre os mandamentos, pois a síntese dos mandamentos é o amor a Deus e ao próximo. A este que o ama, Cristo se revela. Essa é a ocasião para a pergunta do apóstolo Judas Tadeu durante o discurso de despedida de Jesus: por que o Senhor se manifesta aos discípulos e não ao mundo? Aquele que tem vinculação existencial e amorosa com Cristo, guarda a sua palavra, não a joga fora. O mundo está fechado, não consegue acolher o Reino.
O Pai também ama o fiel e a ele se revela no Filho. A palavra mais contundente do texto de hoje, contudo, é a promessa do Espírito Santo. Jesus o chama de “Paráclito”, o que significa “advogado, defensor, consolador”. É alguém chamado para estar ao lado do fiel no momento da provação. Característica fundamental do Espírito Santo é ser o mestre da memória. Ele recorda o que Jesus disse e fez, e ensina coisas novas, com criatividade e ousadia. O cristão continua a mesma missão de Jesus, atualiza a sua presença no mundo. Isso acontece na força do Espírito.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.