Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/04/2020

5ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95 Salmo: (Sl)Dn 3,52-56 - A vós louvor, honra e glória eternamente!
evangelho
Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres - Jo 8,31-42

Jesus, então, disse aos judeus que acreditaram nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres”. Eles responderam: “Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, o filho nela permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão. No entanto, procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós. Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam: “Nosso pai é Abraão”. Jesus, então, lhes disse: “Se fôsseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão! Agora, no entanto, procurais matar-me, porque vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Eles disseram então a Jesus: “Nós não nascemos da prostituição. Só temos um pai: Deus”. Jesus respondeu: “Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos mantermos firmes em sua Palavra. Abra seu coração e, junte-se à humanidade, neste momento em que a Palavra de Deus pode nos libertar com sua luz, sua verdade e sua graça.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será recriado. Que sejamos sensíveis à ação do vosso Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)

Releia o Evangelho e marque os personagens e as falas deles. Resgate as palavras mais vigorosas deste Evangelho.
“Para os judeus que haviam acreditado nele, Jesus lança um desafio: não apenas crer momentaneamente, mas permanecer em sua Palavra, para, assim, se tornarem seus discípulos. A liberdade de Jesus não se assemelha à reinante entre dois países, nem à de poder entre duas pessoas. Trata-se da condição dos filhos de Deus, livres para a prática do bem. Só a Verdade nos pode tornar livres. Isto significa assumir nossa condição real. Para superar o mal, temos de admiti-lo. O que não é admitido, não é redimido. Paulo apóstolo dirá, mais tarde: “Onde está o Espírito do Senhor, aí reina a liberdade”. Esta liberdade não significa fazer o que se quer, quando se quer, mas poder fazer sempre o bem. ”( Viver a Palavra 2020 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Sempre temos em nós algum fechamento, alguma escravidão que vem do pecado. Sem medo, mas aberto (a) à luz do Senhor reveja sua história, seu caminho e responda para você mesmo (a): estou no caminho de Jesus?
Procuro a verdade de Deus na Bíblia (sua Palavra), e procuro assimilá-la e gravá-la em minha inteligência e em meu coração? Que tipo de escravidão Jesus está falando? O que você entende por: “a verdade vos libertará”?

Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.
Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

Peçamos a Jesus para que, pela ação do Espírito Santo, possamos ter a boa vontade, a coragem e a determinação de preparar-nos seriamente para a sua Páscoa, a fim de que seja um tempo de renovação interior.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Entregue-se a Jesus e sinta-se livre. Quando falamos em pecado, estamos pensando na maldade que impera no mundo. Pense no que nos escraviza, tira a nossa liberdade, nos torna dependentes, nos faz perder a dignidade. Entregar-se a Jesus significa, na prática, meditar a sua Palavra escrita nos Evangelhos e encontrar-se com ele nos irmãos e irmãs necessitados. Mostre que Deus é seu Pai, amando a Jesus e a todos, sobretudo os mais esquecidos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.